Michael Higgins conversou com Francisco por 25 minutos. Na Secretaria de Estado, encontrou-se com o cardeal Parolin e com dom Gallagher e abordou os temas de segurança alimentar e pobreza, proteção ambiental, migração e multilateralismo.
O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta quinta-feira (18/10), no Vaticano, o presidente da Irlanda, Michael D. Higgins, que depois encontrou-se com o secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, e com o secretário para as Relações com os Estados e as Organizações Internacionais, dom Paul Richard Gallagher.
Entrevistas na Secretaria de Estado
Segundo uma nota da Sala de Imprensa da Santa Sé, durante os colóquios cordiais na Secretaria de Estado, foi expressada a satisfação pelas boas relações entre a Irlanda e a Santa Sé e feita referência a algumas questões de interesse comum.
Na continuação da conversa, foram abordados alguns temas de caráter global, como a segurança alimentar nos países em desenvolvimento e o compromisso com a erradicação da pobreza, a proteção do ambiente à luz da publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum, o fenômeno da migração na atual delicada situação geopolítica global, bem como o desenvolvimento de um multilateralismo que responda adequadamente à atual situação internacional.
Os presentes
No momento da troca de presentes, o Papa entregou a Higgins um molde de bronze que representam duas mãos que se apertam, tendo como pano de fundo a colunata de São Pedro, uma mulher com uma criança e um navio de migrantes. Junto com isso, as palavras “Enchamos as mãos com outras mãos”. O Pontífice entregou também ao presidente os volumes dos documentos do Magistério: a Mensagem para a Paz deste ano, o Documento sobre a Fraternidade Humana assinado em Abu Dhabi, e o livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020, editado pela Livraria Editora Vaticana (LEV). Michael Higgins retribuiu com uma obra de bronze sobre migrantes realizada por um escultor irlandês.
Fonte: Vatican News