Para começar, é preciso deixar claro que bênção é diferente de sacramento.
A Bíblia se refere à bênção em diversas situações, mais frequentemente quando um indivíduo louva e dá glória a Deus.
A Enciclopédia Católica traz esta definição geral de bênção: “Ela assumiu um sentido que é sinônimo de louvor”.
Já o Catecismo da Igreja Católica define bênção como um movimento da oração:
“A bênção exprime o movimento de fundo da oração cristã: ela é o encontro de Deus com o homem; nela se encontram e unem o dom de Deus e o acolhimento do homem. A oração de bênção é a resposta do homem aos dons de Deus: uma vez que Deus abençoa, o coração do homem pode responder bendizendo Aquele que é a fonte de toda a bênção.”
CIC 2626
A Igreja abençoa
Uma coisa a ter em mente, de acordo com a Enciclopédia Católica, é que, “Bênçãos não são sacramentos … Elas são sacramentais.”
Na verdade, o Catecismo explica que a bênção tem lugar de destaque entre os sacramentais:
“Entre os sacramentais figuram, em primeiro lugar, as bênçãos (de pessoas, da mesa, de objetos e lugares). Toda a bênção é louvor de Deus e oração para obter os seus dons. Em Cristo, os cristãos são abençoados por Deus Pai, «com toda a espécie de bênçãos espirituais» (Ef 1, 3).É por isso que a Igreja dá a bênção invocando o nome de Jesus e fazendo habitualmente o santo sinal da cruz de Cristo.
Certas bênçãos têm um alcance duradoiro: são as que têm por fim consagrar pessoas a Deus e reservar objetos e lugares para usos litúrgicos. Entre as que são destinadas a pessoas (e que não devem confundir-se com a ordenação sacramental) figuram a bênção do abade ou abadessa dum mosteiro, a consagração das virgens e das viúvas, o rito da profissão religiosa e as bênçãos para certos ministérios da Igreja (leitores, acólitos, catequistas, etc.). Como exemplo das que dizem respeito a objetos, pode apontar-se a dedicação ou bênção de unta igreja ou de um altar, a bênção dos santos óleos, dos vasos e paramentos sagrados, dos sinos, etc.”
CIC 1671, 1672
Fonte: Aleteia