A importância o batalhão de incontáveis anjos que estão sob o comando de São Miguel
Você certamente está lembrado que invocamos São Miguel como “príncipe da milícia celeste”. O termo consta na mais conhecida oração a São Miguel Arcanjo. E nunca é demais relembrá-la:
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.
Mas o que quer dizer “milícia celeste”?
A expressão, designa toda a legião de anjos existentes, sem distinção de hierarquias. Em outras palavras, são os seres celestiais que estão a serviço de Deus Todo Poderoso. Todos são liderados pelo Arcanjo Miguel.
Estrutura complexa
A milícia celeste é um batalhão enorme de anjos. Contudo, não é possível definir o número desses seres espirituais. Sabemos que eles existem aos milhões, já que há um guardião para cada um de nós. É isso que diz o parágrafo 336 do Catecismo da Igreja Católica:
“Desde o início até a morte, a vida humana é cercada por sua proteção e por sua intercessão. ‘Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida.’”
De acordo com o site A12.com, a milícia celeste é dividida em nove coros angelicais. Eles pertencem a três hierarquias diferentes. Passaremos, portanto, a detalhar cada uma.
Primeira hierarquia
É composta pelos anjos que estão mais próximos a Deus e, por isso mesmo, em permanente contato com Ele. A função deles é amar, adorar e glorificar Nosso Senhor em frequência e intensidade maiores que os outros anjos. Pertencem a este grupo os Serafins, Querubins e Tronos.
Segunda hierarquia
Esta hierarquia da milícia celeste é composta pelos anjos responsáveis por todos os acontecimentos do universo. Pertence a este grupo o seguinte coro dos anjos: Dominações, Potestades e Virtudes.
Terceira hierarquia
Esta hierarquia é formada pelos Principados, Arcanjos e Anjos. Eles estão mais próximos de nós do que de Deus. Portanto, conhecem a fundo a natureza e a necessidade de cada pessoa. Dessa forma, eles conseguem cumprir o plano de Deus para nós.
Em resumo: a milícia celeste é o batalhão de incontáveis anjos que têm a função de servir à Deus, independentemente da hierarquia a que pertencem.
Fonte: Aleteia