Quer percebamos ou não, os anjos estão conosco em casa, no trabalho, na escola e em todos os outros lugares que vamos
Os católicos acreditam firmemente que os anjos existem e estão constantemente nos cercando com seus cuidados. Eles nos protegem e nos guiam, mesmo quando não pedimos!
No livro The Glories of the Catholic Church, o autor oferece um exemplo de tal situação:
Uma mulher piedosa, tendo uma noite recebido a informação de que uma pessoa pobre no subúrbio estava em extrema necessidade, e nenhum de seus servos estando perto, enviou seu filho com algo para o alívio de tal pessoa. O menino, sendo muito jovem, teve muito medo de ir sozinho para um lugar tão solitário, até que um pajem apareceu, carregando uma [tocha], e o conduziu em segurança até seu destino. Sua mãe não teve dúvidas de que poderia ser seu anjo bom que lhe havia prestado o ofício de caridade.
Existem muitas outras histórias modernas de pessoas sendo salvas por figuras misteriosas. Às vezes, elas são posteriormente confirmadas como pessoas reais, mas muitas vezes sua aparência é miraculosa demais para ser qualquer ser humano.
No entanto, os anjos não são enviados a nós apenas em momentos de emergência ou crise: eles estão constantemente conosco.
Os anjos, diz Santo Agostinho, vem e vão conosco – eles têm os olhos sempre fixos em nós e no que fazemos. Se ficamos em casa, eles ficam conosco; se saímos, eles nos acompanham. Aonde vamos, em terra ou mar, eles estão sempre conosco. Estão presentes seja com o comerciante, a dona de casa ou o religioso em sua cela. Ó excessiva generosidade! Mesmo enquanto dormimos, eles zelam por nós – estão sempre ao nosso lado.
Essa realidade pode ser um pensamento reconfortante, especialmente se estivermos sozinhos. Podemos não ser capazes de vê-los com nossos olhos, mas muitas vezes podemos sentir sua presença.
A chave é confiar em Deus, que nos enviou anjos que estão aqui por nós, prontos para nos guiar no caminho da vida eterna.
Fonte: Aleteia