A comunidade católica do Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia, comemorou os 39 anos de ordenação sacerdotal de seu reitor, padre Alberto Gambarini, no dia 6 de dezembro. Também foi celebrado os 9 anos de ordenação sacerdotal do padre Lídio Sampaio.
A missa festiva foi presidida pelo aniversariante padre Alberto e concelebrada pelos padres Rodolfo Camarotta, Alexandre Matias, Lídio Sampaio, José e Gean Medeiros e teve a participação especial do cantor Walmir Alencar do Ministério Adoração e Vida. A noite foi muito especial, várias homenagens foram prestadas ao padre Alberto por todos estes anos de pregação da Palavra de Deus.
Em sua homilia padre Alberto falou do chamado que recebeu para ser sacerdote. “Há 39 anos nesta mesma Igreja, eu fui ordenado sacerdote. Foi um chamado. E como aconteceu este chamado? Estava participando de uma experiência de oração e naquele final de semana um versículo marcou a minha vida para sempre, Atos 1,5 “Porque João batizou na água, mas vós sereis batizado no Espírito Santo daqui a poucos dias”. Foi a divisão de minha vida em antes e depois. Eu era um católico normal. Participava da missa, do grupo de jovens, mas não tinha tido uma experiência do amor de Deus. A partir daquele final de semana, passei a buscar a Palavra de Deus, tive um verdadeiro encontro pessoal com Jesus, Deus me preparou para o chamado. Primeiro avivou o meu batismo e depois me fez o chamado”, contou.
O padre também citou pessoas que foram fundamentais para sua vida durante todos estes anos, como a dona Aparecida e a dona Laurentina, entre outras, as quais já partiram para a casa do Pai. O padre falou ainda que deseja até os últimos instantes de sua vida, levar a Palavra de Deus.
No momento de ação de graças, as comunidades, pastorais, movimentos e crianças da catequese, prestaram suas homenagens. Entre os presentes entregues ao padre Alberto e padre Lídio, tinha uma casula nas cores branco e vermelho.
Antes da benção final, um vídeo em homenagem ao padre Alberto foi apresentado aos fiéis. O vídeo conduziu uma reflexão sobre “O que é viver de verdade?”, com trechos da música de Gonzaguinha “O Que É, o Que É?”. E resposta foi simples: o padre Alberto, durante 39 anos dedicou a sua vida a ensinar as pessoas viverem com Jesus Cristo!
“Padre nós curtimos você!”, como uma referência às redes sociais, as pessoas levantaram uma placa com o símbolo “curtir” que acabou agregando vivacidade no encerramento do vídeo. Foi um momento tocante, todos se emocionaram ao relembrar a trajetória de vida do padre.
Agradecemos pelos anos devotados a missão que tão bem desempenha, lhe desejando que continue firmemente sob as bênçãos de Deus e de Espírito Santo.
Relembrando a história
Em 6 de dezembro de 1978, foi ordenado padre diocesano pelo bispo da Arquidiocese de São Paulo, Dom Mauro Morelli, na então Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapecerica da Serra, que em 2001 foi elevada ao título de Santuário, onde Padre Alberto é reitor e pároco até hoje.
Padre Alberto Gambarini recebeu seu chamado ao sacerdócio no ano de 1974, depois de participar de uma experiência de oração no Espírito, coordenada pelo Padre Jonas Abib. Nessa época, preparava-se para prestar o vestibular para medicina, mas Deus o conduziu por outro caminho com o mesmo ideal, seria médico de almas!
Foi um dos entusiastas e apoiadores da Renovação Carismática Católica no Brasil e um forte braço da RCC na Diocese de Campo Limpo, onde é o atual diretor espiritual do movimento.
Aos poucos, foi sentindo o apelo, para de um modo especial levar a Boa Nova de Cristo a um maior número de pessoas. Assim, quando ainda não se pensava nisso, Padre Alberto adquiriu o seu primeiro horário na Rádio Morada do Sol, mesmo sem saber como arranjaria recursos para pagá-lo, mas sempre confiante na providência Divina e na ajuda de pessoas que, mais tarde, atenderiam ao seu apelo.
Quando a sua missão de evangelizar pelos meios de comunicação se tornou uma realidade, Padre Alberto começou a adquirir horários também na televisão.
Paralelamente, Padre Alberto também se revelou um grande evangelizador por meio de livros, que têm ajudado na evangelização de muitas pessoas. Hoje, já são 30 títulos que estão a serviço da Palavra de Deus.
Como peregrino e pastor, Padre Alberto conduz seu rebanho aos lugares santos pelo mundo em inesquecíveis experiências divinas, à Terra Santa e aos santuários marianos pela Europa.