Francisco apoia cooperativas para a exploração de energias renováveis
O Papa Francisco publicou uma mensagem, neste fim de semana, em apoio às cooperativas que exploram energias renováveis e assim permitem o “autoabastecimento local”:
“Elas podem fazer a diferença na luta contra as mudanças climáticas, graças a um forte sentido de comunidade e ao amor pela própria terra”.
A mensagem vem no contexto do Ano Laudato Si’, que a Igreja Católica celebra até maio de 2021. Naquela encíclica, escrita pelo Papa em 2015, o potencial das cooperativas é destacado porque, enquanto “a ordem mundial existente se revela impotente para assumir responsabilidades, a instância local pode fazer a diferença”.
As energias renováveis também são abordadas na encíclica. Em seu capítulo quinto, Francisco pede que a tecnologia baseada em combustíveis fósseis seja substituída “progressivamente e sem demora”.
Passados 5 anos desde o lançamento da encíclica, o Vaticano lançou o livro “A caminho para o cuidado da casa comum – Cinco anos depois da Laudato Si’“, com mais de 200 propostas para uma “ecologia integral” e um desenvolvimento sustentável da humanidade. Essa visão volta a destacar a necessidade da “transição para energias disponíveis para todos”, com “eficiência energética e sobriedade nos consumos”.
A publicação vaticana pede mais empenho para a redução da poluição provocada na produção, transporte, distribuição e consumo de energia, assim como para a diminuição dos desperdícios no decorrer deste ciclo.
Fonte: Aleteia