Cardeais criados no último Consistório foram integrados em alguns Dicastérios, inclusive os cardeais Pierbattista Pizzaballa, Ángel Fernández e Américo Aguiar.
Nesta quarta-feira, 4, a Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou diversas nomeações do Papa Francisco para os Dicastérios da Cúria Romana e para as Pontifícias Comissões do Estado do Vaticano. Entre os nomeados, estão alguns dos cardeais que foram criados no Consistório que aconteceu no sábado, 30 de setembro.
Entre eles, o Patriarca de Jerusalém dos Latinos, Cardeal Pierbattista Pizzaballa, foi nomeado para integrar dois Dicastérios: para as Igrejas Orientais e para a Promoção da Unidade dos Cristãos.
O Reitor-mor dos Salesianos, Cardel Ángel Fernández, foi nomeado para o Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, e o Cardeal Américo Aguiar, que esteve à frente da organização da Jornada Mundial da Juventude 2023 em Lisboa, foi incluído no Dicastério para a Comunicação.
Confira, a seguir, todas as nomeações:
– Dicastério para a Evangelização, Seção para as questões fundamentais da evangelização no mundo: cardeais Claudio Gugerotti, prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais; e Víctor Manuel Fernández, prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé.
– Dicastério para a Evangelização, Seção para a primeira evangelização e as novas Igrejas particulares: cardeais Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos; Cláudio Gugerotti; Victor Manuel Fernández; e Protase Rugambwa, arcebispo coadjutor de Tabora (Tanzânia).
– Dicastério para a Doutrina da Fé: cardeais Robert Francis Prevost; Cláudio Gugerotti; e Stephen Ameyu Martin Mulla, arcebispo de Juba (Sudão do Sul).
– Dicastério para as Igrejas Orientais: cardeais Robert Francis Prevost; Victor Manuel Fernández; e Pierbattista Pizzaballa, Patriarca de Jerusalém dos Latinos.
– Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos: cardeais Ángel Sixto Rossi, arcebispo de Córdoba (Argentina); Grzegorz Ryś, arcebispo de Łódź (Polônia); e Protase Rugambwa.
– Dicastério para as Causas dos Santos: Cardeal Stephen Brislin, arcebispo da Cidade do Cabo (África do Sul).
– Dicastério para os Bispos: cardeais Claudio Gugerotti; Victor Manuel Fernández; Grzegorz Ryś; e José Cobo Cano, arcebispo de Madrid (Espanha).
– Dicastério para o Clero: cardeais Robert Francis Prevost e François-Xavier Bustillo, bispo de Ajaccio (França).
– Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica: Robert Francis Prevost; Ángel Sixto Rossi; e Ángel Fernández Artime, Reitor-mor da Sociedade Salesiana de São João Bosco.
– Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida: cardeais Víctor Manuel Fernández; e José Cobo Cano.
– Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos: cardeais Claudio Gugerotti; e Pierbattista Pizzaballa.
– Dicastério para o Diálogo Inter-religioso: cardeais Claudio Gugerotti; e Stephen Chow Sau-yan, bispo de Hong Kong (China).
– Dicastério para a Cultura e a Educação: cardeais Robert Francis Prevost; Cláudio Gugerotti; e Victor Manuel Fernández.
– Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral: Cardeal Sebastian Francis, bispo de Penang (Malásia).
– Dicastério para os Textos Legislativos: cardeais Robert Francis Prevost; e Claudio Gugerotti.
– Dicastério para a Comunicação: Cardeal Américo Manuel Alves Aguiar, bispo eleito de Setúbal (Portugal).
– Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica: Cardeal Paul Emil Tscherrig, Núncio Apostólico na Itália e na República de São Marino.
– Administração do Patrimônio da Sé Apostólica: Cardeal Christophe Pierre, Núncio Apostólico nos Estados Unidos da América.
– Pontifícia Comissão para a América Latina: Cardeal Luis José Rueda Aparicio, arcebispo de Bogotá (Colômbia).
– Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano: cardeais Robert Francis Prevost; e Claudio Gugerotti.
Fonte: Canção Nova