Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira foi nomeado pelo Papa Francisco como o novo bispo da prelazia do Marajó, no Pará, que estava vacante desde janeiro.
O Papa Francisco nomeou nessa sexta-feira, 3, Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira como novo bispo da vacante prelazia do Marajó, no Pará, transferindo-o da prelazia de Itacoatiara, no Amazonas.
A prelazia do Marajó encontrava-se vacante desde a transferência de Dom Evaristo Pascoal para a diocese de Roraima, em janeiro de 2023.
A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação a Dom José Ionilton, afirmando que a prelazia do Marajó receberá mais um bispo que “dedicará sua generosidade em prol da missão evangelizadora” no regional Norte 2 da CNBB.
E dentro do contexto do Ano Vocacional, a presidência exorta o bispo a exercer seu ministério episcopal com o coração ardente, olhos abertos e os pés a caminho, para “fazer arder outros corações com a Palavra de Deus, abrir outros olhos para Jesus Eucaristia, e convidar todos a caminharem juntos pelo caminho da paz e da salvação que Deus, em Cristo, deu à humanidade”.
Biografia
Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira é natural de Araci (BA) e nasceu em 09 de março de 1962, na Fazenda Chã. Formou-se em Filosofia no Instituto Nossa Senhora das Vitórias e em Teologia na Escola Teológica do Mosteiro São Bento, de 1988 a 1991. Em 2015, fez a convalidação do Curso de Teologia na Universidade Católica de Salvador (UCSAL).
Professou seus votos na Congregação dos Padres Vocacionistas – Sociedade das Divinas Vocações (SDV) em 21 de janeiro de 1990, e sua ordenação presbiteral ocorreu em 1992, na paróquia Nossa Senhora da Conceição do Raso, em Araci (BA). Em sua trajetória, atuou, entre outras coisas, como membro do Conselho Presbiteral da arquidiocese de Vitória da Conquista, representando os religiosos em 2005 e membro da Diretoria da Conferência dos Religiosos do Brasil – regional Bahia/Sergipe.
Foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 19 de abril de 2017 como bispo da prelazia de Itacoatiara, no Amazonas. Em abril de 2018, foi eleito vice-presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), sendo reeleito em abril de 2021, para a gestão da diretoria nacional da CPT, como vice-presidente, para o triênio de 2021 a 2024. Após o falecimento do presidente recém-reeleito da CPT, dom André de Witte, ocorrido em 25 de abril de 2021, dom José Ionilton assumiu interinamente a presidência da CPT. Atualmente, ele também integra a equipe da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam Brasil) como secretário.
Fonte: Canção Nova