Dom Ettore Balestrero será o representante do Santo Padre nas Organizações Mundiais do Comércio (OMC) e para as Migrações (OIM).
Nesta quarta-feira, 21, o Papa Francisco nomeou o Núncio Apostólico da República Democrática do Congo (RDC), Dom Ettore Balestrero, para dois novos cargos. O arcebispo também será o representante do Santo Padre nas Organizações Mundiais do Comércio (OMC) e para as Migrações (OIM).
Neste primeiro cargo, ele exercerá a função de observador permanente da Santa Sé no Escritório das Nações Unidas e Instituições Especializadas em Genebra, na Suíça. Já no segundo cargo, ele será o representante vaticano junto ao organismo.
Atualmente, o arcebispo é o representante pontifício na RDC, cargo que ocupa desde julho de 2018, e acompanhou o Santo Padre em sua viagem à África no começo deste ano.
Antes, Dom Balestrero foi Núncio Apostólico na Colômbia, entre 2013 e 2018. Lá, também acompanhou Francisco durante uma Viagem Apostólico ao país sul-americano em 2017. O arcebispo está no serviço diplomático da Santa Sé desde 1996, quando ocupou cargos na Coreia, Mongólia e Holanda.
A partir de 2001, ele serviu na Secretaria de Estado antes de ser nomeado, em 17 de agosto de 2009, pelo Papa Bento XVI como subsecretário das Relações com os Estados. Encargo, este, que ele ocupou de 2009 a 2013.
Fonte: Canção Nova