Conversas entre o Pontífice e José Manuel Ramos-Horta abordaram situação econômica e social do país asiático, mudanças climáticas na região e relações com a Santa Sé.
Nesta segunda-feira, 22, o Papa Francisco recebeu em audiência no Palácio Apostólico do Vaticano o presidente de Timor-Leste, José Manuel Ramos-Horta. Em seguida, o governante também conversou com o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, e o secretário para as Relações com os Estados e Organismos Internacionais, Dom Paul Richard Gallagher.
Entre os assuntos abordados na reunião, foram citadas a situação econômica e social do país e as consequências das mudanças climáticas na região. As boas relações entre a Santa Sé e Timor-Leste, os benefícios que a Igreja Católica oferece ao povo local e a política internacional no Sudeste Asiático foram também assuntos relevantes durante a conversa.
Durante a tradicional troca de presentes, o Santo Padre ofereceu ao presidente uma escultura em bronze que representa a fraternidade, alguns documentos papais, a Mensagem para a Paz deste ano e o livro sobre o Apartamento Pontifício. Por sua vez, Ramos-Horta presenteou o Pontífice com uma estampa que contém uma imagem de Francisco pintada por um artesão do país, um Rosário com pedras de sândalo, café local, bem como o Documento sobre a fraternidade assinado pelo parlamento de Timor-Leste.
Fonte: Canção Nova