Entre as Servas de Deus, estão três religiosas italianas da Congregação das Irmãs dos Pobres
Nesta quarta-feira, 17, o Papa Francisco reconheceu as virtudes heroicas de Servas e Servos de Deus. O Pontífice recebeu em audiência o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Marcello Semeraro.
Servos de Deus
Durante o encontro, o Sumo Pontífice autorizou a mesma Congregação a promulgar decretos. Estão entre eles às virtudes heroicas do Servo de Deus Mercurio Maria Teresi, arcebispo de Monreale.
Também teve as virtudes heroicas reconhecidas o Servo de Deus Cosma Muñoz Pérez, sacerdote diocesano, fundador da Congregação das Filhas do Padroado de Santa Maria.
Os sacerdotes Salvatore Valera Parra e Leo Veuthey (da Ordem dos Frades Menores Conventuais) também tiveram às virtudes heroicas promulgadas.
Servas de Deus
As religiosas da Congregação das Irmãs dos Pobres, Instituto Palazzolo, Annelvira Ossoli, Vitarosa Zorza e Danielangela Sorti também tiveram às virtudes heroicas reconhecidas.
Juntamente com outras religiosas do Instituto Palazzolo, as Irmãs Annelvira Ossoli, Vitarosa Zorza e Danielangela Sorti, morreram no serviço aos pobres em 1995, durante um surto de Ebola onde hoje é a República Democrática do Congo.
Decretos promulgados em fevereiro
Em 20 de fevereiro, o Papa Francisco já havia autorizado a promulgação dos decretos relativos à Irmã Floralba Rondi Floralba, Irmã Clarangela Ghilardi e Irmã Dinarosa Belleri.
Os restos mortais das seis religiosas, a pedido expresso do bispo de Kikwit, Dom Edouard Mununu, repousam em frente à Catedral de Kikwit. Elas são conhecidas como “mártires da caridade”.
Irmãs dos Pobres
As Irmãs dos Pobres, Instituto Palazzolo é um instituto religioso de direito pontifício. Seus membros professam votos públicos de castidade, pobreza e obediência e seguem o caminho evangélico de vida em comum.
Sua missão inclui serviço aos pobres, cuidados dos órfãos e de enfermagem. O Instituto foi fundado em Bérgamo, em 1869, por bd. Luigi Maria Palazzolo, com a ajuda de Maria Teresa Gabrieli, recebendo o status pontifício em 1912.
As irmãs têm casas no Brasil, Burkina Faso, Congo, Itália, Costa do Marfim, Quênia, Malawi, Peru, Suíça. A Casa Geral da Congregação localiza-se em Bérgamo.
Fonte: Canção Nova