O Papa Francisco nomeou subsecretária para o Setor Fé e Desenvolvimento do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral a religiosa Alessandra Smerilli, filha de Maria Auxiliadora, segundo informou a sala de imprensa da Santa Sé em 24 de março.
Alessandra Smerilli nasceu em 14 de novembro de 1974, em Vasto (Itália), e é religiosa salesiana da Congregação Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).
Ela possui doutorado em Economia Política pela Universidade La Sapienza de Roma e doutorado em Economia pela School of Economics, University of East Anglia, em Norwich (Reino Unido).
Participou como auditora na Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre “os jovens, a fé e o discernimento vocacional” de outubro de 2018 e colaborou na iniciativa “Economia de Francisco”.
Colaborou como conselheira do Estado da Cidade do Vaticano e como consultora para o Sínodo dos Bispos e faz parte da Comissão Covid do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral.
Por sua vez, Irmã Alessandra agradeceu a Deus e ao Papa Francisco pela nomeação por meio de uma mensagem em sua conta no Twitter.
Recentemente, o Papa Francisco nomeou várias mulheres para cargos de direção na Santa Sé. Por exemplo, a nova subsecretária da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, a religiosa xaveriana francesa Suor Nathalie Becquart; a nova secretária da Pontifícia Comissão Bíblica, a biblista catalã Nuria Calduch-Benages, religiosa das Missionárias Filhas da Sagrada Família de Nazaré; e a nova subsecretária da seção para as Relações com os Estados, Francesca Di Giovanni.
Fonte: acidigital