Dia Internacional da Fraternidade Humana será nesta quinta-feira, 4; Papa participará por meio de reunião virtual
O Papa Francisco irá celebrar o Dia Internacional da Fraternidade Humana na quinta-feira, 4, em evento virtual organizado pelo Xeque Mohammed bin Zayed. O evento será em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, com transmissão pelo Portal Vatican News a partir das 9h30 (horário em Brasília). Esta será a primeira celebração da data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Participarão do evento o Grão Imame de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb; o secretário geral das Nações Unidas, António Guterres; e outras personalidades. Na mesma ocasião, será atribuído o Prêmio Zayed para a Fraternidade Humana, prêmio inspirado no Documento sobre a Fraternidade Humana.
“Esta celebração responde ao apelo claro que o Papa Francisco tem lançado a toda a humanidade para construir um presente de paz no encontro com o outro. Em outubro de 2020, esse convite tornou-se ainda mais vívido com a Encíclica Fratelli tutti. Estas reuniões são um modo de alcançar a verdadeira amizade social, como o Santo Padre nos pede”, destaca o presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Miguel Ángel Ayuso Guixot.
A data não é uma coincidência. No dia 4 de fevereiro de 2019 foi assinado o Documento sobre a fraternidade humana para a paz mundial e a convivência comum. A declaração foi assinada pelo Papa Francisco e pelo Grão Imame de Al-Azhar (Cairo), Ahmad Al-Tayyeb, durante a visita do Papa aos Emirados Árabes Unidos. Foi quase meio ano para elaborar o Documento, até os dois o anunciarem, em conjunto, durante a citada visita histórica.
Comitê Supremo para a Fraternidade Humana
Alguns meses depois, estabeleceu-se o Comitê Supremo para a Fraternidade Humana. A proposta é traduzir as aspirações do Documento em compromissos duradouros e ações concretas para fomentar a fraternidade, solidariedade, o respeito e a compreensão mútua. O Comitê Supremo está planejando uma Casa da Família Abraâmica, que contempla uma sinagoga, uma igreja e uma mesquita na ilha Saadiyat, Abu Dhabi.
Constituiu-se também um júri independente para receber as nomeações para o Prêmio Zayed para a Fraternidade Humana e selecionar os vencedores. O prêmio busca reconhecer o trabalhos que demonstrem um compromisso ao longo da vida em prol da Fraternidade Humana. O prêmio de 2021 será atribuído em 4 de fevereiro.
Decisão da ONU
Em 21 de dezembro de 2020, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou unanimemente o dia 4 de fevereiro, Dia Internacional da Fraternidade Humana. “Nesta fase decisiva da história humana, estamos numa encruzilhada: por um lado, a fraternidade universal na qual a humanidade se regozija, por outro, uma miséria aguda que incrementará o sofrimento e a privação das pessoas”, sublinhou o Juiz Mohamed Mahmoud Abdel Salam, Secretário Geral do Comitê Supremo para Fraternidade Humana.
Encorajamento do Papa
O Papa Francisco encorajou a Santa Sé a participar na celebração do Dia Internacional da Fraternidade Humana, sob a liderança do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso. Na edição de janeiro do Vídeo “A serviço da fraternidade humana,” o Santo Padre realça a importância de nos concentrarmos no que é essencial para a fé de todas as fés: adoração a Deus e amor ao próximo.
“A Fraternidade leva-nos a abrirmo-nos ao Pai de todos e a ver no outro um irmão, uma irmã, com quem partilhar a vida ou apoiar-se mutuamente para amar, para conhecer”, enfatiza, no vídeo, o Papa Francisco.
Sobre o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso
O Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso foi instituído em 1964 pelo Papa Paulo VI, com o objetivo de trabalhar sobre as relações e o diálogo entre a Igreja Católica e os fiéis de outras religiões. Atualmente é presidido pelo Cardeal Miguel Ángel Ayuso Guixot.
Entre as suas principais atividades, colabora com bispos e conferências episcopais em assuntos relacionados com o diálogo inter-religioso; realiza reuniões, visitas e conferências com líderes de outras religiões; e publica vários materiais para promover o diálogo entre diferentes credos.
Sobre o Comitê Supremo para a Fraternidade Humana
O Comitê Supremo para a Fraternidade Humana é composto por diferentes líderes religiosos internacionais, intelectuais e líderes culturais. Trata-se de pessoas que foram inspiradas pelo Documento sobre a fraternidade humana em prol da paz mundial e da convivência comum de 2019 e que se dedicam a partilhar a sua mensagem de compreensão mútua e paz.
O seu principal trabalho é agir concretamente, de acordo com as aspirações do Documento sobre a Fraternidade Humana, e disseminar os valores de respeito mútuo e coexistência pacífica. Atualmente, o seu Secretário Geral é o Juiz Mohamed Mahmoud Abdel Salam.
Fonte: Canção Nova