Na iminência da COP 28, que começa no fim de novembro em Dubai, Francisco encontrou no Vaticano o presidente da Conferência das Nações Unidas para o Clima, o sultão Ahmed Al Jaber.
Há uma semana da publicação da exortação apostólica Laudate Deum sobre o agravamento da crise climática e a menos de dois meses para começar a COP 28, o Papa Francisco recebe no Vaticano o presidente da 28ª Conferência das Nações Unidas para o Clima, o sultão Ahmed Al Jaber. A audiência aconteceu na manhã desta quarta-feira (11), antes da Audiência Geral.
A COP 28, de fato, será realizada de 30 de novembro a 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos – que está entre os maiores produtores de petróleo do mundo. A edição anterior, da COP 27, aconteceu no ano passado no Egito e trouxe uma agenda de adaptação global, com metas classificadas como “urgentemente necessárias” para serem cumpridas até 2030.
A discussão sobre a crise climática no Brasil
O presidente da COP 28 também chegou a visitar o Brasil em agosto deste ano por ocasião da Cúpula da Amazônia, em Belém do Pará, que reuniu líderes dos 8 países amazônicos: Bolívia, Colômbia, Venezuela, Peru, Guiana, Suriname, Equador, além do Brasil. Segundo o site oficial do governo brasileiro, num encontro bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram tratados temas como a transição energética, ampliação da participação social nas discussões da COP 28 e o potencial de parcerias em torno de obras de infraestrutura com investimentos estrangeiros.
Fonte: Vatican News