O Papa Francisco recebeu o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez, que depois se encontrou com o Cardeal Parolin e Dom Gallagher. No centro das conversações estavam os desafios enfrentados pela sociedade paraguaia, a mudança climática, as consequências da crise mundial na saúde e a cooperação entre os países da região.
O Papa Francisco recebeu nesta manhã (20/01) no Palácio Apostólico o Presidente da República do Paraguai, Mario Abdo Benítez, que em seguida se encontrou com o Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin, juntamente com o Arcebispo Paul Richard Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais.
A luta contra a pobreza e a desigualdade no Paraguai
Durante o cordial encontro na Secretaria de Estado, informa uma nota da Sala de Imprensa da Santa Sé, “foi expressa satisfação pelas boas relações bilaterais e pelo desejo de fortalecê-las ainda mais, assim como pela colaboração com a Igreja local. Depois se detiveram”, continua a nota, “sobre os desafios enfrentados pela sociedade paraguaia, com particular atenção à luta contra a pobreza e à superação das desigualdades”. Outros tópicos abordados incluíram os efeitos da mudança climática, a pandemia e a cooperação entre os países da região.
A troca de presentes
Para a habitual troca de presentes, o Papa presenteou o Presidente com uma maiólica representando uma estátua de São Pedro que abençoa com a cúpula da Basílica de São Pedro ao fundo, livros de documentos papais, a Mensagem para a Paz deste ano, o Documento sobre a Fraternidade Humana e o livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020, por causa do Lev. O Chefe de Estado Mario Abdo Benitez, por sua vez, deu a Francisco uma cesta de produtos alimentícios típicos do Paraguai.
Fonte: Vatican News