“Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído como de um vento forte, que encheu toda a casa em que se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia expressar-se. Residiam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações que há debaixo do céu. Quando ouviram o ruído, reuniu-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua” (At, 2, 1-6).
Celebrado 50 dias após a Páscoa e no sétimo dia depois da celebração da Ascensão de Jesus, este ano em 31 de maio, o dia de Pentecostes marca a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, sua mãe Maria e outros seguidores através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, tornando-se de um dia muito importante para os católicos, considerado até mesmo como “o aniversário da Igreja Católica”.
No Pentecostes, os fiéis são convidados a reviver e sentir a vinda do Espírito Santo. Para isso, é fundamental se abrir para recebe-Lo, renascer e passar a palavra dEle adiante, afim de renovar as esperanças e o amor que vive dentro de cada um.
Nas palavras do Papa Francisco: “com a pressa que o nosso tempo nos impõe, parece que a harmonia esteja posta de lado: reclamados por uma infinidade de coisas, arriscamo-nos a explodir, solicitados por um nervosismo contínuo que nos faz reagir mal a tudo. E procura-se a solução rápida: uma pastilha atrás de outra para continuar, uma emoção atrás de outra para se sentir vivo, quando na verdade aquilo de que precisamos é sobretudo o Espírito. É Ele que coloca ordem neste frenesi”.
Oração para o dia de Pentecostes:
“Ó Luz do Senhor que vem sobre a Terra, inunda meu ser, permanece em nós!
Vem Luz maravilhosa e nos conduz no caminho do Amor,
para que juntos com os irmãos em Cristo, possamos construir um mundo mais agradável para todos.
Conduzi-nos bem animados nessa caminhada, juntamente com a proteção da Mãe Maria.”
Sugestão de leitura:
Livro “O Fogo de Pentecostes”, do padre Alberto Gambarini. Clique aqui para saber mais e adquirir o seu.