Lançamento do documentário será no dia 11 de julho; diretor e roteirista, Ralphy Batista fala da inspiração e execução deste novo trabalho.
São 25 anos de missão pregando a santidade, especialmente para a juventude. Um dos grandes frutos da evangelização da Canção Nova ao longo dos 45 anos de Comunidade, o PHN terá uma edição comemorativa com o acampamento que será de 12 a 16 de julho. Mas a comemoração não para por aí. Também será lançado um documentário que conta um pouco da história do surgimento do PHN e até onde a marca chegou: mídias, produtos e missão. Personalidades importantes desses 25 anos contam suas experiências vividas.
“Estive à frente do PHN de 1998 a 2019. O PHN é uma parte da minha história missionária, uma honra ter feito parte da caminhada de milhares de jovens! O PHN marcou e marca minha história pois é a minha Espiritualidade, acordo todo dia e digo e tento viver com todas as minhas forças ‘por hoje não vou pecar’”, enfatiza o cantor católico Dunga.
O atual apresentador que está à frente da bandeira PHN na Canção Nova, Pitter di Laura Daltro Xavier, afirma que contar a história do PHN neste documentário foi celebrar o carisma Canção Nova que fez nascer tudo isso. Ele recorda que o fundador da Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, sempre foi muito ardoroso no anúncio da segunda vinda de Jesus e na busca da santidade. “Eu posso dizer sem medo de errar que o anúncio da santidade na Canção Nova nasceu muito antes da marca PHN, da sigla, que começou em 98”, enfatiza o missionário.
Segundo o diretor e roteirista do documentário, Ralphy Batista, a inspiração para este trabalho surgiu ao ver a importância de celebrar os 25 anos do PHN. Diante deste contexto, a direção artística do Sistema Canção Nova de Comunicação propôs à equipe da dramaturgia a elaboração do documentário. “Para nós foi uma alegria, pois tratava-se de uma das maiores marcas e missão da Canção Nova. Uma grande responsabilidade eternizar esses 25 anos de PHN”, afirma o diretor e roteirista.
Experiência e desafios
“Produzir este documentário foi desafiador. Mas eu sempre soube que seria um excelente produto. O PHN é grande e o que você faz dele naturalmente se torna grande. Pude ouvir sobre o tema pessoas marcantes na história do PHN. Pude entrevistar personalidades que antes eu via pregando o PHN e agora estavam ali comigo, produzindo um documentário. Pude entender o PHN um pouco mais e saber que Deus cria e recria seus projetos unicamente para nos levar para Ele”, explica Ralphy.
Para a produtora Suellen Jéssica Moro, foi uma experiência de grande desafio e crescimento profissional e missionário. “Quem assistir a esse documentário será surpreendido, não somente por sua beleza narrativa mas também pelas presenças marcantes e ímpares que nele estão e nos ajudaram a contar essa bela história de vida e transformação”.
A dançarina e coreografa Ana Carolina da Silva fala que foi uma honra e uma alegria participar do documentário. “Me lembrei das vezes em que o PHN marcou a minha história, e não deu para recusar. Ao longo de todo o processo de criação da dança, ensaios e gravação, a única coisa que passava na minha mente era quantas pessoas poderiam se sentir tocadas e chamadas por Deus através do instrumento insuficiente que sou eu. Foi uma graça sem tamanho!”, ressalta.
História
Ralphy acrescenta que o PHN surge a partir da necessidade que a Canção Nova teve de pregar aos jovens sobre a santidade. Padre Jonas, em suas pregações, dizia aos fiéis que se deve ser santo ou nada e em uma linguagem adaptada aos jovens vem o PHN. Uma sigla que traz um método de vida para ser santo. A cada dia, todos são convidados a tomar a decisão de não mais pecar.
“O que mais queríamos deixar fixado nesse documentário celebrativo era a essência do conceito do PHN, onde o padre Jonas nos ensinou a usar esse método para chegar à santidade”, ressalta o diretor.
O lançamento do documentário será no dia 11 de julho: o Canção Nova Play, no Youtube, disponibilizará o vídeo durante o horário do Programa PHN, que vai ao ar toda terça-feira, às 22h30, na TV Canção Nova.
Já na TV Canção Nova, o documentário será exibido no sábado, 15, às 20h, com reprise no domingo, 16, às 17h.
Fonte: Canção Nova