Trata-se de uma proposta da Locus, uma Associação de Promoção Social que tem desenvolvido, em tempos de pandemia, atividades on-line com acesso ilimitado a temas ligados à Mariologia
Foi criada em Roma a primeira plataforma de Social Learning, em língua portuguesa, dedicada aos mariólogos, a Locus Mariologicus. Trata-se de uma proposta da Locus, uma Associação de Promoção Social que tem desenvolvido, em tempos de pandemia, atividades on-line com acesso ilimitado a temas ligados à Mariologia.
O lançamento aconteceu no último sábado, 15, dia da solenidade da Assunção de Nossa Senhora. A plataforma dispõe de amplo material gratuito. Para realizar a inscrição, basta acessar a plataforma Locus Mariologicus.
O professor Daniel Cerqueira Afonso, presidente da associação e diretor do Setor de Comunicação Informática da Pontifícia Academia Mariana Internacional, a Pami, do Vaticano, afirma que a rede já conta com cerca de 3 mil alunos provenientes do Brasil e de mais de 50 países do mundo, que aderiram aos primeiros percursos formativos à distância. Entre os estudantes, além de sacerdotes, religiosos e consagrados, a plataforma também reúne muitos leigos.
Seguindo as indicações da Pami, que tem como função coordenar a Mariologia em todo mundo, a Locus tem promovido a excelência da formação nessa temática, facilitando o encontro entre especialistas do setor. Os percursos formativos, então, criam o gosto pela Mariologia como ciência teológica, num percurso de aprendizado inovador, além de analisar o papel de Maria em diversos pontos de vista, também ligados às ciências ambientais, como a ecologia integral e a autossustentabilidade, com particular atenção às relações humanas.
A estrutura tem uma sede no Brasil (a Locus Mariologicus BR) para valorizar o conceito de rede e a ligação entre a prestigiada formação universitária de Roma e o mundo de língua portuguesa. “Com a emergência da Covid-19, torna-se sempre mais relevante o conceito de formação à distância, eis porque decidimos realizar essa plataforma de Social Learning para valorizar as mais importantes vozes na área da Mariologia”, explica o professor Daniel Afonso.
É um projeto inovador que se baseia sobre um acesso multidispositivo e a interação social entre os diversos cultores de Mariologia, registrados como uma verdadeira plataforma de social media. Tudo a partir do site www.locusmariologicus.or”.
A consolidação do projeto
Segundo o professor Daniel, a plataforma – ligada a cursos e também à interação dos estudantes através de rede social – vive agora a chamada ‘fase Beta 1’, de experimentação, esperando que, com a contribuição da comunidade, possa chegar à forma definitiva em um ano, isto é, no dia da solenidade da Assunção de Nossa Senhora em 2021. A plataforma também disponibliza um aplicativo para o celular que permite acesso direto a todos os conteúdos (o App é instalado com a adesão ao site).
Fonte: Canção Nova