Iniciativas serão realizadas no país em agradecimento a Nossa Senhora de Fátima por ter salvo a vida do Papa Wojtyla
A Polônia recordará, na próxima quinta-feira, 13, os 40 anos do atentado que João Paulo II sofreu na Praça São Pedro.
Uma Missa em agradecimento a Nossa Senhora de Fátima por ter salvo a vida do Papa Wojtyla será realizada no Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Polanica Zdroj-Sokołówka.
A Solene Eucaristia será presidida pelo presidente da Conferência Episcopal polonesa, Dom Stanisław Gądecki.
Concerto
A programação inclui ainda um concerto intitulado “Totus Tuus, Maria”. Ele ocorrerá após às 20h. Por volta das 21h37, será entoada a canção “A Barca”. A música era muito querida por João Paulo II.
“Queremos dar graças ao Senhor Deus de forma solene, no dia 13 de maio, pelo milagre da preservação da vida de João Paulo II pelas mãos de Maria”. É o que explicou padre Zdzislaw Swiniarski, guardião do Santuário e principal organizador das celebrações.
Rosário de Jericó
O sacerdote afirmou que os fiéis da Polônia desejam se preparar espiritualmente para este dia.
“Por isso, nesta sexta-feira, 7, às 20 horas, será celebrada a Santa Missa, que dará início ao Rosário de Jericó, ou seja, uma oração contínua do Terço dia e noite diante Santíssimo Sacramento”.
Noite de Fátima
Depois da Santa Missa e da oração do Rosário, na quinta-feira, 13, terá início a Noite de Fátima. O evento será de oração itinerante do Rosário.
O percurso terá cerca de 33 km, cada quilômetro para comemorar um ano da vida terrena de Jesus.
Os peregrinos irão parar nas igrejas localizadas em Kotlina Kłodzka, incluindo Stara Łomnica, Starków, Stary Wielisław e Polanica Zdrój.
Em cada uma será lida uma passagem do Apocalipse. “Vocês também poderão se unir a nós espiritualmente, escolhendo um momento para se recolher em oração permanecendo em casa”, frisou padre Swiniarski.
A oração continuará junto à imagem de Nossa Senhora de Fátima no Santuário Polanica Zdroj-Sokołówka.
Peregrinação da imagem de Fátima
A imagem foi consagrada em Fátima, em 2014, e começou a sua peregrinação em todas as paróquias da Diocese de Świdnica, no dia 18 de outubro, para preparar os fiéis para o 100º aniversário das aparições.
“Durante a oração, agradeceremos ao Senhor Deus por todas as graças. Agradeceremos também e pediremos a Maria o dom mais precioso da fé. Um presente que hoje é tanto mais precioso, porque menos custodiado e menos apreciado. É um dom que, mais do que qualquer outro, permitirá que nos tornemos como Maria”, disse o sacerdote.
Durante todo o dia, os fiéis reunir-se-ão junto à imagem de Nossa Senhora de Fátima, para lhe agradecer por ter salvado a vida de João Paulo II, assim como ele lhe agradeceu por este enorme presente no dia 13 de maio de 1981.
Os organizadores pedem aos fiéis para decorarem, para a ocasião, as janelas das casas com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, e acender uma vela durante o canto comunitário.
Fonte: Canção Nova