Realizado pela mídia vaticana, Francisco dialoga à distância com os jovens e as jovens de diferentes origens, representando a fragilidade, mas também a força e a criatividade das novas gerações. O Papa escuta as suas histórias através de um computador e responde, incentivando-os a participar do evento de Lisboa: “Vale a pena arriscar”.
O primeiro foi um vídeo inédito do Papa Francisco por ocasião do décimo aniversário de seu pontificado. Quatro meses depois do primeiro Popecast, o Papa Francisco está de volta com uma das formas de comunicação mais adequadas às novas gerações: o podcast. “O podcast? Sim, agora me lembro!”. É justamente com os jovens que o Pontífice entra em contato, em vista da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, para o novo Popecast realizado por Salvatore Cernuzio, em colaboração com a redação do podcast.
Não uma clássica pergunta e resposta, mas um diálogo ideal em que o Papa escuta, através de um computador levado à Casa Santa Marta, a voz gravada de alguns jovens e algumas jovens de diversas origens e contextos, representantes das fragilidades, mas também da criatividade que caracterizam a juventude de hoje. Jovens que sem saber, no início, que as suas vozes seriam ouvidas pelo Papa, partilharam suas histórias, seus medos e problemas, os seus desejos e objetivos, livremente e sem nenhum edulcorante.
Francisco oferece a todos uma palavra, sempre diferente, assim como a história de cada um é diferente. No entanto, ele entrega a mesma recomendação a todos: “Avante”. Sempre em frente, mesmo nos erros e quedas, na certeza de ser acompanhado por um Deus “louco de amor” pelos jovens.
Fonte: Vatican News