O pe. Cido Pereira explica algo que muita gente não sabe
A Igreja Católica exige também o casamento civil, além do religioso. Muita gente quer saber o porquê desta exigência. Entre elas, uma leitora da coluna de perguntas e respostas mantida pelo pe. Cido Pereira no portal O São Paulo, da arquidiocese paulistana:
“A Severina nos mandou uma mensagem com a seguinte dúvida: ‘Por que a Igreja não celebra casamento se o casal não for antes casado no cartório? O casamento no civil tem valor para a Igreja? Eu quero casar, mas não no civil’”.
Eis o que o pe. Cido respondeu à leitora:
“Severina, a Igreja se preocupa demais com a família, com a indissolubilidade do Matrimônio. A família é sagrada. Ela sempre exigiu o casamento na Igreja, porque é um sacramento, e sempre pede que haja o casamento no civil para que se garanta no futuro o direito dos filhos aos bens dos pais.
Entretanto, minha irmã, a razão maior é evitar a poligamia, isto é, várias uniões que coloquem em risco a sacralidade do Matrimônio. Pense bem: uma pessoa se casa só na Igreja depois se casa no civil com outra e vai por aí afora se casando.
Outra situação: muitas vezes, há mulheres que recebem o salário do pai militar e não querem perder esta aposentadoria. Por isso, querem se casar apenas no religioso para continuar recebendo este dinheiro a mais. Eu não acho honesta esta atitude. Porque se mantém um privilégio à custa do povo.
De todo modo, Severina, sempre é bom conversar com um padre amigo para se orientar, porque eu creio que pode haver casos em que o casamento só na Igreja, sem o civil, seja permitido”.
Fonte: Aleteia