O próprio Jesus exortou seus seguidores a tomar sua cruz “a cada dia”
Todo mundo tem a sua cruz! E ela pode vir em forma de ansiedade ou de excesso de preocupação com o amanhã.
Entretanto, Jesus lembrou seus seguidores repetidamente que eles deveriam se concentrar no “hoje”, ao invés de se preocuparem com o futuro.
Disse ele:
“Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado” (Mateus 6,34).
Por outro lado, Ele se referiu à cruz ou ao sofrimento que devemos enfrentar ao segui-lo:
“Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me” (Lucas 9,23)
Observe, portanto, que Jesus não disse para você pegar sua cruz “semanalmente” ou “mensalmente”, mas a “cada dia”. Isso é importante, pois concentra nossa atenção no hoje.
Muitas vezes pensamos no que pode acontecer amanhã, na próxima semana ou mesmo no próximo ano. No entanto, não podemos controlar nada disso. A única coisa que podemos controlar é nossa reação no momento presente.
Um poema sobre a cruz diária
O Pe. Xavier Lasance oferece este pequeno poema em seu livro With God (“Com Deus”). Trata-se de uma excelente meditação sobre como devemos concentrar nossa energia em carregar a cruz de hoje. Ao fazer isso, teremos muito menos ansiedade e seremos capazes de realizar mais do que podemos imaginar.
Não te cobres com o peso de um ano, filho do Mestre, fiel e querido; não escolha a cruz para a próxima semana, pois isso é mais do que Ele ordena que você busque. Não dobre seus braços para o fardo de amanhã; você pode deixar isso para o seu Deus gracioso. Diariamente apenas – Ele disse a ti, Pega a tua cruz e segue-me.
Fonte: Aleteia