A Solenidade de Cristo Rei do Universo será no próximo domingo, 20 de novembro, terminando assim o calendário litúrgico. O padre Juan Manuel Sierra, especialista em Liturgia pela Universidade San Dámaso de Madri, Espanha, fala sobre o significado e a importância desta festa e a sua origem.
Num vídeo publicado pela Universidade, Sierra explica que a festa de Cristo Rei é “uma das últimas solenidades que foram introduzidas no ano litúrgico, no calendário das celebrações do rito romano”.
“O papa Pio XI, em 1925, Ano Santo, publicou a encíclica Quas Primas, sobre a realeza de Cristo, na qual instituiu esta festa solene de Cristo Rei do Universo”. O papa quis assim sublinhar a “centralidade de Cristo na Criação e na Redenção e tentando corrigir essa corrente, que vemos se espalhar no mundo de hoje no Ocidente, de distanciamento da fé, de laicismo, de querer tirar Deus e Jesus Cristo de nossas vidas”, disse ele.
A celebração acontece no último domingo do Tempo Comum, antes do início do Advento, sendo uma data variável. Mas não foi sempre assim. Padre Sierra diz que esta festividade ocorreu pela primeira vez no último domingo de outubro.
Com a reforma do calendário litúrgico emanada do Concílio Vaticano II “considera-se conveniente manter esta celebração litúrgica por causa de sua importância”, diz o especialista. No entanto, decidiu-se colocá-la “no final do ano litúrgico como seu ápice. Tudo parte de Jesus Cristo e tudo culmina em Jesus Cristo”, disse o padre Sierra.
Sobre o significado da expressão “Cristo é Rei”, Sierra recorda que “Jesus Cristo, na sua conversa com Pilatos, no contexto da Paixão, diz ‘Eu sou Rei, para isso vim ao mundo'”.
“Como diz Pio XI em Quas primas (1925), Jesus Cristo conquistou-nos com o seu sangue e é Rei porque nele vemos esta realização perfeita daquilo a que somos chamados”, concluiu.
Fonte: ACI Digital