Dom Leonardo Steiner e Dom Paulo Cezar estão entre os novos cardeais do Brasil anunciados pelo Papa neste domingo, 29
Na conclusão do Regina Coeli deste domingo, 29, o Papa Francisco fez o anúncio de 21 novos cardeais que serão criados no Consistório que terá lugar no próximo dia 27 de agosto.
O arcebispo da Arquidiocese de Manaus (AM), Dom Leonardo Steiner, e o arcebispo da Arquidiocese de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, estão entre os novos cardeais. Diante disso, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma saudação aos prelados brasileiros. Confira o texto na íntegra:
Saudação da Presidência da CNBB aos novos cardeais brasileiros
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se alegra com a escolha do Santo Padre para que Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus (AM), e Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília (DF), façam parte do Colégio Cardinalício. Saúda os dois novos cardeais brasileiros e roga ao Bom Deus para que os cumule das forças necessárias à missão que hoje receberam.
A convocação do Consistório na Solenidade da Ascensão do Senhor é um forte apelo a todos os batizados e batizadas para assumirem com empenho a missão de anunciar a Boa Nova do Evangelho, trabalhando incansavelmente pelo Reino de Deus.
A comunhão do Colégio Cardinalício, vivenciada em torno ao Sucessor de Pedro, estimula a Igreja a continuamente concretizar a comunhão em todas as suas instâncias, tornando-se uma Igreja sempre mais solidária e sinodal, capaz de “escutar com o coração” o clamor dos que sofrem, “falar com sabedoria e ensinar com amor”.
Que Aparecida, nossa mãe e padroeira do Brasil, lhes cubra de bênçãos neste serviço à Igreja!
Em Cristo,
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB
Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB
Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB
Fonte: Canção Nova