No dia 16 de junho de 2019 foi realizada a primeira missa das crianças no Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia em Itapecerica da Serra. A missa foi celebrada pelo reitor do Santuário, padre Alberto Gambarini. As crianças da catequese ajudaram em toda a celebração. Destaque para a grande cesta de alimentos montada pelas crianças no momento do ofertório e o coral. No dia da Solenidade da Santíssima Trindade o celebrante padre Alberto Gambarini iniciou a missa ensinando sobre a importância da escola e da santíssima Trindade.
“Vocês que estão fazendo a primeira comunhão entendam que as catequistas não são professoras,vocês não estão indo para aula. Estão aprendendo a serem amigos do Pai, do filho e do Espirito Santo. Aprender a ser amigos daquele que é realmente amigo de vocês, Jesus Cristo. ” padre Alberto Gambarini
Celebrar a missa das crianças era um sonho antigo do padre e da equipe da catequese, todos estavam muito alegres. No dia da solenidade da Santíssima Trindade o sacerdote utilizou de dois exemplos simples para ensinar o motivo da festividade. O primeiro foi uma comparação da trindade com uma árvore. A Santíssima Trindade é composta por três pessoas: Deus Pai; Deus Filho e Deus Espírito Santo. Da mesma maneira é dividida uma árvore: raízes; tronco e copa. A três partes tem funções diferentes, mas representam um único ser.
Primeiro as raízes que tem como função coletar nutrientes do solo e sustentar a vida da árvore. As raízes nessa comparação representam Deus pai, criador de toda a vida. Depois temos o tronco da árvore que tem como função levar os nutrientes das raízes para toda a árvore fazendo a ponte entre as raízes e a copa. O tronco representa Jesus, filho de Deus, enviado para gerar vida em todos, fazendo a ponte entre o céu a terra. Por fim, a copa da árvore onde estão as folhas, flores e frutos que representam a última pessoa da trindade, o Espírito Santo prometido por Jesus e concedido no batismo. Cada parte não existe sem a outra pois estão interligadas.
No segundo exemplo foram utilizados três copos cheios de água que representavam as três pessoas da trindade (Pai, Filho e Espirito Santo), cada pessoa separada pela água contida em cada um dos copos.Em seguida o padre despejou o líquido dos copos em uma jarra, unindo-os. Isso mostra que apesar de não ser mais possível ver os líquidos separadamente eles estão lá, ou seja, os três são um mesmo.
O celebrante ainda deixou uma mensagem às crianças: “Vocês que estão fazendo a primeira comunhão entendam que as catequistas não são professoras, vocês não estão indo para aula. Estão aprendendo a serem amigos do Pai, do filho e do Espirito Santo. Aprender a ser amigos daquele que é realmente amigo de vocês, Jesus Cristo. “, conclui.
Ao final da missa, algumas pessoas deram seus depoimentos sobre a celebração. O casal Marcos e Viviane de Carmo, pais de Maria Eduarda de Carmo e Giovanna de Carmo, acharam muito interessante a forma que o padre explicou a Santíssima Trindade. “Uma missa muito especial, iniciando com as crianças cantando, sentimos uma emoção muito grande pois são verdadeiros anjos entoando suas vozes e entrando em nossos corações. E a homilia do Padre Alberto voltada para o entendimento das crianças foi maravilhoso, pois ele usou a árvore para explicar a Santíssima Trindade, criando uma parábola como o próprio Jesus para explicar as coisas do Pai, foi espetacular…”, finaliza.
A Catequista Cássia disse que estava muito feliz com este sonho realizado. “Hoje a palavra que define meu dia é gratidão. Que missa linda! Há tempos não fico tão emocionada. Hoje tivemos um sonho realizado, nossos pequenos tesouros participando no mistério de Cristo. “, revela.