Quanto mais levantamos nossa voz, menos pacíficos somos e, por extensão, menos pacífico fica o nosso lar
Você já percebeu que quanto mais você está agitado(a), mais o caos reina em seu coração e em seu lar?
Um jeito de consertar isso, especialmente se tivermos dificuldade em manter nosso temperamento, é usar um tom de voz mais gentil.
O padre Francis Xavier Lasance reflete sobre essa verdade espiritual em seu My Prayer Book (“Meu Livro de Oração”). Ele cita São Francisco de Sales, que escreveu:
“Acostume-se a agir e falar gentilmente, e você verá que em pouco tempo você controlará completamente essa impulsividade abrupta”.
Lasance também cita outro escritor, que explica os benefícios de tal prática:
“Eu diria a todos: usem uma voz mais gentil em casa. Observe isso no dia a dia como uma pérola de grande valor, porque nos dias vindouros valerá mais para ti do que a melhor pérola escondida no mar. Uma voz gentil é alegria, como uma canção de cotovia… Treine os tons suaves agora e eles se manterão em sintonia por toda a vida.”
Observe como você aborda os outros ao longo do dia, especialmente seus próprios filhos. Embora possa ser difícil manter a compostura quando o caos começa, quanto mais você tenta usar uma voz mais suave, menos a raiva dominará sua alma.
Você pode precisar se afastar de situações para se acalmar, se necessário.
A paz dentro da sua alma deve ser guardada tanto quanto possível, pois quanto mais paz você mantiver, mais ela será transmitida aos outros.
Leve sua alma à tranquilidade pela manhã e tome cuidado durante o dia para mantê-la neste estado.
Pode até parecer simples, mas, muitas vezes, tudo o que precisamos para manter a paz é controlar nosso tom de voz.
Fonte: Aleteia