Com encontro na praça vaticana, religiosos querem marcar a 1ª Semana Nacional da Vida Consagrada que acontece de 16 a 22 de agosto no Brasil
“Amadas e Amados, Chamadas e Chamados por Deus” é o tema da Primeira Semana Nacional da Vida Consagrada que será realizada de 16 a 22 de agosto no Brasil. A Conferência dos Religiosos do Brasil, CRB/ Nacional, organizou uma programação geral e cada Regional deverá também promover algum evento para viver com intensidade esse tempo de graça.
Os religiosos brasileiros residentes em Roma, na Itália, para vivenciar a Semana, mesmo distantes do país, marcaram um encontro na Praça São Pedro, como explica padre Jaime Carlos Patias, membro do Conselho Geral dos missionários da Consolata e membro do Grupo Religiosas/ Religiosos Brasileiras/os em Roma, (RBR).
“Não somos um Regional, mas nos reunimos periodicamente para diversas atividades. Atendendo ao convite da Irmã Maria Inês Ribeiro, presidente da CRB, percebemos que, também nós deveríamos realizar algum evento aqui em Roma. Surgiu a proposta de nos reunir neste domingo, dia 16 de agosto, na Praça São Pedro para rezarmos com o Papa Francisco a oração do Ângelus pela Vida Consagrada. Faremos esse gesto, em comunhão com a CRB e toda a Vida Consagrada no Brasil”.
Mais de 50 religiosas e religiosos já confirmaram presença na Praça São Pedro. São brasileiros que trabalham em suas congregações, as quais têm sede aqui em Roma. Superiores Gerais, Conselheiros Gerais e outros que realizam diferentes serviços nas suas respectivas congregações.
“Com a nossa presença na Praça São Pedro, queremos reafirmar o que disse Dom Adelar Baruffi, Bispo de Cruz Alta (RS):A vida Religiosa Consagrada é sinal visível da presença amorosa de Deus na vida da Igreja e na vida das pessoas”.
De fato, prossegue padre Jaime, sentimos que somos esse sinal visível da presença de Deus para a Igreja e para o mundo. “Esse gesto, será a nossa maneira de marcar presença e, em comunhão, rezarmos pelo bom êxito da Primeira Semana da Vida Consagrada, no Brasil. Rezemos pelos consagrados e consagradas a fim de que sejamos presença profética onde quer que estejamos”, conclui.
Fonte: Canção Nova