Ato abençoará os moradores e pedirá pelo fim da pandemia de coronavírus
Uma relíquia da Santa Cruz sobrevoará a cidade de Cesário Lange, no interior de São Paulo, neste sábado, 18, para abençoar o município e todo o Brasil, além de pedir o fim da pandemia de coronavírus.
O ato acontecerá às 9h. O pároco da Paróquia Santa Cruz, Pe. Cristiano José Benedito Chicuta, pede que todas as igrejas da cidade toquem os sinos e que a população saia às janelas ou aos quintais das casas para receber as bênçãos.
“A relíquia da Cruz de Cristo para nós cristãos não é um sinal de condenação, mas sim de libertação. Estamos no período Pascal, é sinal visível maior de libertação e da Páscoa que, nada melhor que usar desse bem tão grande que temos em nossa paróquia para clamar a bênção de Deus sobre nossa cidade, pedindo para afastar-nos de todos os males e pestes e, proteger nosso povo“, declarou o pároco.
A história da relíquia
Em 1962, durante a primeira sessão do Concílio Vaticano II a Igreja de Cesário Lange recebeu do Papa João XXIII fragmentos da Vera Cruz de Nosso Senhor.
O Papa se mostrou admirado com a presença do jovem bispo auxiliar Dom José Thurler em meio aos bispos mais velhos do estado de São Paulo (Dom José estava representando Dom Carlos de Aguirre – 1º Bispo de Sorocaba – que já se encontrava com 82 anos de idade).
O Papa questionou sua presença e quis saber um pouco mais de onde vinha. Dom José, então, disse a São João XXIII que vinha da grande Diocese de Sorocaba, cujos limites iam do Vale do Ribeira até a divisa com a Diocese de Botucatu (onde se encontra Cesário Lange). O bispo informou também que a cidade da divisa fora emancipada recentemente e os fiéis daquela freguesia estavam erguendo uma nova igreja matriz, tão grande quanto a catedral do bispado.
O Papa demonstrou admiração pelo fato de uma pequena vila na divisa diocesana estar construindo uma igreja tão grande quanto a catedral. Questionado sobre qual seria o santo padroeiro daquela região, Dom José afirmou tratar da Paróquia de Santa Cruz, cuja nova matriz estava sendo inspirada na Basílica de Santa Cruz de Jerusalém em Roma, em formato de cruz latina.
Ao final da reunião, São João XXIII delegou ao Cardeal Clemente Micara, – vigário da Diocese de Roma – que fosse até a Basílica de Santa Cruz e presenteasse a paróquia brasileira com uma pequena relíquia do Sagrado Madeiro.
Com informações de Paróquia Santa Cruz de Cesário Lange
Fonte: Aleteia