A 59ª edição da Romaria de Itapecerica da Serra à cidade de Pirapora do Bom Jesus, realizada entre os dias 27 e 30 de julho, bateu recorde de participantes.
A Tradicional Romaria acontece anualmente no mês de julho. Este ano, com a benção do padre Alexandre Matias, ela iniciou-se na sexta-feira, dia 27, com a saída dos pedestres. No sábado partiram do largo da Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, os cavaleiros, ciclistas, carreteiros e romeiros motorizados, após receberem a benção do padre Alexandre. No domingo em Pirapora os romeiros e seus familiares participaram da missa celebrada pelo padre João Paulo de Oliveira Ramos.
“Desde meus 14 anos participo como ciclista. Acompanho a saída dos pedestres na sexta-feira, ali já sinto uma emoção muito grande ao ver a fé deles, especialmente quando o padre dá a benção no Santuário. E no sábado pela manhã, saio com os ciclistas em peregrinação. O caminho não é fácil, muitas provações e algumas inevitáveis desistências”, comenta Cesar Augusto Nogueira, 36, ator.
“Uma história que ficou na minha memória, foi a de um menino com deficiência nas pernas que, de bicicleta, ao chegar no Morro do “Cala boca”, não aguentou e desistiu. Eu que já tinha subido, fiquei sabendo que ele estava lá com muita dor nas pernas, pensei comigo: “Poxa ele chegou até aqui!”. Imediatamente, desci todo o morro novamente e o ajudei a subir. A Romaria é muito importante para nossa fé e das futuras gerações, um momento para pedir proteção e agradecer pelas graças recebidas”, finaliza Cesar.
Os romeiros regressaram na segunda-feira, dia 30, e em procissão com os andores com Bom Jesus e Nossa Senhora dos Prazeres, ao som da banda Imaculada Conceição, sob o comando do maestro Elias Evangelista, juntamente com a população se posicionaram no largo da Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres em frente ao Santuário. Ali receberam a benção do padre Alexandre Matias. O evento foi encerrado com o show da dupla Eduardo e Rafael.
O evento contou com o apoio logístico da Prefeitura de Itapecerica da Serra.