Talvez você já o tenha visto em fotografias, mas não sabia que era um batistério
O magnífico Batistério de São João Batista, o maior do mundo, com 107,24 metros de diâmetro e 55 de altura, fica em Pisa, muito próximo de uma das maravilhas do mundo moderno, a “Torre de Pisa”.
O batistério faz parte dos quatro edifícios que compõem a Praça dos Milagres, juntamente com a Torre Inclinada, a Catedral de Santa Maria Assunta e o Cemitério Monumental.
A construção do batistério teve início em 1.153 por Diotisalvi, arquiteto da igreja do Santo Sepulcro, mas foi concluída após um século de interrupção das obras de Nicola e Giovanni Pisano. Por isso o edifício é uma mistura de dois estilos: românico e gótico. O Santo Sepulcro em Jerusalém foi tomado como exemplo.
O exterior do Batistério de São João Batista
A base é composta por arcos cegos com janelas ogivais e quatro portas alinhadas com os pontos cardeais.
A segunda fila é um corredor de colunas.
As estátuas monumentais e decorações em estilo gótico são obra de pai e filho Pisano.
O piso superior é obra de Giovanni Pisano: doze janelas gradeadas.
A cúpula, concluída em 1.395, é obra dos artistas Puccio di Landuccio e Cellino di Nese, e a estátua de bronze de São João Batista no topo da cúpula é de Turino di Sano.
O interior
No interior do edifício podemos ver oito grandes colunas alternadas com quatro pilares com capitéis esculpidos no século XII por Guidetto.
A pia batismal octogonal foi concluída em 1.246, obra de Guido Bigarelli.
O centro da fonte é adornado por uma estátua de São João Batista, de Italo Griselli. No passado, a água da chuva entrava pelo óculo central da cúpula, onde hoje está a estátua.
A área da capela-mor tem um piso de estilo cosmatesco, delimitado por uma barreira esculpida.
O púlpito é uma obra espetacular de Nicola Pisano, considerada a obra de arte mais representativa do século XIII italiano.
Apoiado por colunas com leões que os sustentam, mostra nos painéis a vida de Cristo desde a Anunciação até o Juízo Final.
Uma curiosidade
O batistério tem um estranho efeito acústico devido à sua forma e ao material utilizado.
Graças ao espaço que se forma entre as duas cúpulas, a interna e a externa, cria-se um incrível efeito de ressonância acústica, que comumente conhecemos como “eco”.
O eco se espalha pelo espaço, como uma onda contínua, subindo de tom a ponto de sugerir a presença de um coro angelical.
Para que o visitante possa apreciar este curioso efeito, o pessoal encarregado do batistério faz uma demonstração a cada hora.
Clique aqui e veja as fotos deste lugar espetacular!
Fonte: Aleteia