Na próxima terça-feira, 9, representantes do Dicastério para a Evangelização darão mais detalhes sobre os preparativos para o Jubileu 2025.
A Santa Sé anunciou nesta quarta-feira, 3, a realização de uma coletiva de imprensa sobre o Jubileu a ser celebrado em 2025. O presidente do Dicastério para a Evangelização, Dom Rino Fisichella, e o subsecretário, Dom Graham Bell, darão mais detalhes acerca dos preparativos para o Ano Santo na próxima terça-feira, 9.
Sob o título “Jubileu 2025: objetivos alcançados e projetos”, serão apresentados o calendário dos principais eventos jubilares, os processos que estão em andamento e os objetivos já alcançados da fase preparatória.
Também serão anunciados o novo site – iubilaeum2025.va – e uma prévia do aplicativo iubilaeum2025 (disponível para iOS e Android) para o Jubileu de 2025. Em ambos será possível obter o “Cartão do Peregrino”. O site estará disponível a partir do dia 10 de maio, e os perfis sociais do Ano Santo estarão ativos a partir de setembro.
Outra novidade que será apresentada é o vencedor do concurso do hino para o Ano Santo. Junto a ele, serão divulgados os primeiros eventos culturais já planejados para o Ano do Jubileu. Entre os preparativos ligados a esse campo, está definido que em 1º de junho será aberto o Centro de Informações para Peregrinos.
Preparativos
No último dia 19 de abril aconteceu uma reunião entre representantes da Santa Sé e do governo da Itália para falar sobre os preparativos para o Jubileu de 2025. O secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, recebeu no Palácio Apostólico uma delegação liderada pela primeira-ministra do país, Giorgia Meloni, junto com o subsecretário da presidência do Conselho, Alfredo Mantovano, e vários ministros.
Também estiveram presentes o governador da região do Lazio, Francesco Rocca, e o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri. Este último é também comissário extraordinário para o Ano Santo. Todos estiveram reunidos para tratar da preparação ao Jubileu de 2025, intervenções na capital italiana para acolher os peregrinos e tornar a cidade mais moderna, inclusiva e sustentável.
O Jubileu
O Jubileu de 2025 será o 27º Jubileu ordinário da história da Igreja, realizados ordinariamente a cada 50 anos (esse intervalo sofreu diversas mudanças ao longo da história). O primeiro foi proclamado por Bonifácio VIII em 1300. Por meio deles é oferecida aos fiéis a possibilidade de receber a indulgência plenária para si ou para os falecidos. O Jubileu é um ano de reconciliação e conversão, de solidariedade e empenho pela justiça a serviço de Deus e dos irmãos.
Em 2025, o lema escolhido para o Papa Francisco é “Peregrinos da Esperança”. A inspiração vem da necessidade de recompor um clima de esperança e confiança, abalado pela pandemia da Covid-19. O Santo Padre também faz menção aos refugiados e migrantes, e também aos cuidados à criação de Deus, casa comum da humanidade. O logotipo também já foi apresentado ao público.
O último Jubileu realizado se deu de forma extraordinária, em 2016, e foi dedicado à Misericórdia. Francisco o havia convocado com a Bula Misericordiae Vultus. O evento durou de 29 de novembro de 2015, com a abertura antecipada da Porta Santa em Bangui, na República Centro-Africana – e 8 de dezembro em São Pedro – a 20 de novembro de 2016. Em 2000, o Grande Jubileu, último que aconteceu ordinariamente, se deu no pontificado de São João Paulo II.
Fonte: Canção Nova