Por ocasião do 150º aniversário de nascimento do ‘perpétuo’ diretor da Capela Musical Sistina, Vaticano homenageia e propõe ressaltar cultura e músicas do Maestro, Monsenhor Lorenzo Perosi
O Vaticano apresentou, em coletiva de imprensa, nesta terça-feira, 7, o “Ano Perosiano”, por ocasião do 150º aniversário do nascimento de Monsenhor Lorenzo Perosi. Grande músico, 0 maestro foi diretor da Pontifícia Capela de Música de 1898 até sua morte, em 1956. O Ano comemorativo será aberto no dia 21 de dezembro.
Estavam presentes na coletiva o Decano do Pontifício Instituto de Música Sacra, Dom Vincenzo Di Gregorio, o delegado do Departamento de Cultura e Educação, Dom Carlos Alberto de Pinho Moreira Azevedo, o superintendente da economia da Pontifícia Capela da Música, Dom Guido Pozzo, Diretor Mestre da Pontifícia Capela da Música, Dom Marcos Pavan; e o organizador e editor da “Perosian Week”, Prof. Daniele Maggiore.
Dom Vincenzo Di Gregorio destacou a importância de se comemorar os cento e cinquenta anos do nascimento de Lorenzo Perosi, devido à sua importância para todo o Pontifício Instituto de Música do Vaticano. “Extensas são as publicações, as cartas, os caminhos e os desdobramentos de uma carreira brilhante e, de alguma forma, coerente e sem desgastes internos.”
“Foi um sacerdote que seguiu uma carreira profissional de grande profundidade. Não é um sacerdote que sabe de música, não é sacerdote que concluiu importantes estudos musicais e adquiriu competências profissionais. Ele é um músico, ele é um compositor, ele é um artista. Tudo isso faz dele, como acontece com todos os artistas, transbordar de verdades e esteriótipos. Ele é o ‘perpétuo’ Diretor da Capela Sistina de Música”, afirmou ainda Di Gregório.
O Ano Perosiano
A expectativa para o ano é a promoção ampla e generalizada das execuções musicais do músico-sacerdote, assim como também das dinâmicas subjacentes ao culto católico, seguindo as exigências deixadas pelo maestro.
Fonte: Canção Nova