16 Jul 2024
Nossa Senhora do Carmo
Imagem do santo do dia

«As Sagradas Escrituras celebram a beleza do Carmelo, onde o profeta Elias defendeu a pureza da fé de Israel no Deus vivo. No século XII alguns ermitas retiraram-se para aquele monte, constituindo mais tarde uma Ordem dedicada à vida contemplativa, sob o patrocínio da Virgem Maria».

Com estas palavras apresenta a liturgia deste dia o livro oficial da Igreja.

E o Martirológio deste dia reza assim: «Comemoração solene da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, à qual a Família Carmelita consagraeste dia pelos inumeráveis benefícios recebidos da mesma Santíssima Virgem, em sinal de gratidão».

E aprofundando ainda mais o rico significado desta festa do Carmo, que para muitas partes do mundo é quase festa de preceito ou festa cheia de um rico simbolismo e folclore cristão e profundamente popular, um estudioso e profundo conhecedor desta festa e de tudo o que se relaciona com o Carmelo, escreveu: «Comemoração Solene da Virgem do Carmo: Festa Dos benefícios de Maria do Carmelo: Festa da Consagração do Carmelo a Maria». Durante todo o ano conservamos uma lembrança de gratidão pelos benefícios que recebemos de Maria, mas o dia 16 de Julho está dedicado expressamente a prestar homenagem solene de agradecimento.

O Ofício da Nossa Santíssima Mãe parece uma sinfonia musical onde se cantam as relações de Maria com a Família Carmelita... »(P. Xiberta + 1967).

A Ordem do Carmo nasceu nos fins do século XII no Monte Carmelo, especialmente para prestar culto e tratar imitar a Virgem Maria. Por isso, desde as origens se conheceram os religiosos carmelitas como os «Irmãos da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo». Ainda hoje este é o título da Ordem, que foi enriquecido com muitas graças e indulgências a quantos se incorporam nesta família.

Por volta de 1251 o Prior Geral da Ordem, São Simão Stock (+1265) acudia à Virgem Maria, como Padroeira da Ordem, para que o libertasse dos inimigos que atentavam contra a sua existência. E para isso chegou a compor algumas preces. Esta cantam-na todos os dias os carmelitas: «Oh flor do Carmelo, Vinha florida, esplendor do céu, Virgem fecunda e singular! Oh Mãe de ternura, intacta, proteja teu nome os carmelitas, á Estrela do mar!».

Uma noite, diz a tradição que foi a 16 de Julho de 1251, apareceu-lhe a Virgem Maria trazendo o escapulário do Carmo em suas mãos e disse-lhe: «Este será o privilégio para ti e para todos os carmelitas: quem morrer com ele não padecerá fogo etérno, isto é, quem morrer com ele salvar-se-á».

Desde então começou a divulgar-se esta devoção por toda a parte, especialmente pelos países latinos, até chegar a ser uma «devoção católica ou universal, como a mesma Igreja», na expressão do Cardeal Gomá (+1 940).

Hoje a Ordem do Carmo em todos os seus múltiplos ramos masculinos, femininos, e nos milhões de seculares que vestem o escapulário do Carmo - o mais popular de todos os escapulários que a Igreja venera - encontra-se estendida por todas as partes, dando a conhecer a Virgem Maria sob esta popular devoção do Carmelo.

A Virgem Maria do Carmo, Padroeira de várias nações e associações sendo especialmente venerada como Mãe e Rainha pela gente do Mar.

Oração a Nossa Senhora do Carmo

O devoto do Escapulário deve sempre rezar alguma oração mariana, como o terço, por exemplo. Deve orar por si e também pelos outros, principalmente pelos que sofrem, pela Igreja e pelas vocações sacerdotais.

"Ó Senhora do Carmo, revestido de vosso escapulário, eu vos peço que ele seja para mim sinal de vossa maternal proteção, em todas as necessidades, nos perigos e nas aflições da vida. Acompanhai-me com vossa intercessão, para que eu possa crescer na Fé, Esperança e Caridade, seguindo a Jesus e praticando Sua Palavra. Ajudai-me, ó mãe querida, para que, levando com devoção vosso santo Escapulário, mereça a felicidade de morrer piedosamente com ele, na graça de Deus, e assim, alcançar a vida eterna. Amém."