O Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia realizou a Semana da Família entre os dias 13 e 18 de agosto, com o tema central “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”, mesma temática do 9º Encontro Mundial das Famílias que aconteceu em agosto, com a presença do Papa Francisco em Dublin, na Irlanda.
O evento anual é promovido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB.
As palestradas foram ministradas por convidados e membros do Santuário. Em cada noite foi desenvolvido um tema específico que proporcionou aos fiéis mais interação e reflexão sobre os assuntos familiares. Auxiliando na defesa, promoção e valorização da família.
A Semana começou com a presença do padre Lídio Sampaio que abordou o tema “A vivência da Família à luz da palavra de Deus”. Baseado na segunda carta de São Paulo a Timóteo 3,16: “Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça”, o padre explica que “A Palavra de Deus tem uma receita para ter uma família saudável. Toda família precisa vivenciar estes requisitos aqui, na vida conjugal e na educação dos filhos”. “A Palavra precisa ocupar o centro da família, não somente um espaço na estante, mas no coração”, concluiu.
No segundo dia, o padre Alexandre fez a oração inicial, e depois para conduzir a noite o casal Moacir e Iraci que tem 21 anos de casados, falou sobre os desafios atuais das famílias, ao contar a história de Josué. “Quantas vezes nós vemos famílias destruídas porque falta coragem, força e engajamento”, comenta Moacir. “Ter uma família é um desafio, nos dias atuais eles estão mais difíceis, mas nós temos que acreditar na Palavra e servir ao Senhor. A Palavra é nossa salvação”, diz Iraci. “Os desafios nos remetem a acreditar em Deus”, completa Moacir.
Na quarta-feira, a missa foi presidida por padre Alberto Gambarini, com o tema: “A cura da árvore genealógica da família”. Em sua homilia, o padre falou sobre a importância da oração para a família. “Através da oração, nós colocamos as diversas gerações da família, junto a cruz de Jesus. Lugar onde jorrou o remédio da salvação. O que é ser salvo? É ser curado. Ser salvo é ser tirado daquela situação de desespero e recuperar aquilo que Deus tem para nós”, explica o padre.
Padre Alexandre iniciou a noite de quinta-feira, citando São João Paulo II ‘A transformação de toda e qualquer sociedade passa, antes de mais nada, pela família’, e explicou que “isso significa que se desejamos um mundo melhor, mais fraterno, mais justo e humano, nós temos que trabalhar pela família. Temos que rezar pela família, rezar e cuidar da nossa, e também rezar para as todas as famílias do mundo inteiro, sobretudo, por aquelas que estão passando por dificuldades”.
O casal Alexandre Antônio de Lima e Cleusa Coração de Jesus Lima, da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, apresentou o tema “A vivência do amor no matrimônio e na família”. O casal usou como exemplo a sagrada família. “Deus quer a família para experimentar e testemunhar Seu amor”, conta Alexandre.
No penúltimo dia do evento, 17, o fundador da Comunidade Ruah Adonai, Huanderson Silva Leite, desenvolveu o tema “A espiritualidade e a oração na família e na sociedade”. No dia a dia, vemos as pessoas caminhando distante de Deus, e também sofrendo com o distanciamento familiar. “Talvez, há muito tempo você tem caminhado sozinho, mas as tuas orações não passaram despercebidas diante do olhar de Deus. A restauração da sua casa vai vir através você”, afirmou.
A Semana da Família terminou no sábado com a Missa celebrada pelo padre Alberto Gambarini.