Muitos não podem viajar para o santuário francês, conhecido pelos poderes de cura, mas através da tecnologia moderna todos podem participar de orações especiais
Como muitas igrejas no mundo, o Santuário de Lourdes, na França, reabriu após meses de fechamento por causa da pandemia de Covid-19.
É apenas uma reabertura parcial no momento. O Santuário só pode acomodar um número limitado de peregrinos, devido a um rigoroso protocolo de saúde.
Mas, ao mesmo tempo, Lourdes está se preparando para sua primeira peregrinação virtual, para atender qualquer pessoa no mundo.
O evento, chamado de “Peregrinação Virtual de Lourdes”, marcará o aniversário da 18ª e última aparição da Virgem Maria, a 16 de julho.
Será um evento de 15 horas transmitido diretamente da Gruta das Aparições, incluindo Missas, procissões, rosários e orações em 10 idiomas. Figuras religiosas e civis testemunharão o papel que Lourdes desempenha em suas vidas.
Lourdes é conhecida há muito tempo como um local de cura, e a peregrinação virtual é uma oportunidade de levar a cura a um mundo que está passando por uma crise de saúde e também outros problemas.
“Este dia extraordinário reunirá milhões de pessoas de todos os continentes, através de televisões, rádios e redes sociais, sob o signo da esperança e da solidariedade”, diz um comunicado de imprensa dos organizadores. “As câmeras vão aos bastidores deste lugar único para melhor explicar sua missão.”
Temas de solidariedade, fraternidade, comprometimento, ajuda, esperança e busca de significado serão trabalhados. Relatórios, vídeos de arquivo e música ao vivo complementam o programa.
“O mundo está enfrentando uma crise sanitária, econômica e social sem precedentes, juntamente com uma busca sem precedentes por significado”, disseram os organizadores. “A fraternidade, generosidade e esperança que o Santuário mantém por 162 anos nunca foram tão essenciais.”
O bispo Olivier Ribadeau Dumas, reitor do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, disse que desde que a França ordenou o confinamento geral em 17 de março, o santuário recebeu mais de 130.000 pedidos de oração de todo o mundo. Os padres, diáconos e religiosos de Lourdes os apresentaram a Nossa Senhora de Lourdes na Gruta.
Fonte: Aleteia