Com tema “Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”, Santuário Nacional de Aparecida inicia os festejos da Festa da Padroeira
Começa, nesta segunda-feira, 3, a tradicional oração da Novena para a Festa de Nossa Senhora Aparecida. A novena vai até o dia 11 de outubro, acontecendo sempre às 15h e às 19h, no Altar Central da Basílica. As cerimônias transcorrerão sempre conduzidas por um missionário Redentorista, na parte da tarde, e por um bispo ou arcebispo convidado no período da noite.
Neste ano, a novena tem como tema “Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”. Ao longo da semana, subtemas importantes para a compreensão da motivação principal, como Igreja em comunhão, participação e união fraterna, também serão refletidos.
Solidariedade
Durante os nove dias, os devotos que participam presencialmente são convidados a realizar um gesto concreto, com a doação de alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal. Os itens arrecadados serão destinados a instituições beneficentes de Aparecida e região.
A iniciativa, em 2019, chegou a arrecadar cerca de 19 toneladas de donativos. Em 2020, com as restrições e os desafios enfrentados devido à pandemia de COVID-19, o número sofreu uma queda de 89%, voltando a se reerguer em 2021, com 7 toneladas arrecadadas. Para 2022, a expectativa do Santuário Nacional é que as doações sejam reforçadas, retornando ao cenário pré-pandemia.
A ação é organizada pelo Núcleo de Serviço Social do Santuário Nacional. Ela visa ajudar entidades sociais de Aparecida e região. Além disso, reforça a solidariedade fomentada pela Igreja nas reflexões de cada celebração.
O Grande Dia
No dia 12 de outubro, data dedicada a Nossa Senhora Aparecida, as festividades começam cedo, com a alvorada às 4h50. Ao todo, seis horários de celebrações eucarísticas estão programados, todos no Altar Central da Basílica.
Dentre estes horários, destacam-se a Missa Solene, presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, às 9h; a Missa das Crianças, às 12h; e a Celebração de Encerramento da Festa, às 19h15, seguida de um show pirotécnico, acompanhado do pátio externo da igreja.
Carreata
A tradicional carreata pelas ruas da cidade, quando moradores locais e visitantes enfeitam as janelas das casas e hotéis para prestigiarem a passagem da procissão, será realizada na quarta-feira, 5, às 16h. O grupo sairá da Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, retornando, ao término do trajeto, para a novena da noite.
Retomada das atividades
Algumas atividades suspensas, devido à pandemia de COVID-19, nas últimas edições da Festa, serão retomadas em outubro de 2022.
No dia 8, o Festival da Padroeira reunirá diversos músicos com canções em tributo a Nossa Senhora Aparecida, na Tribuna do Pátio das Palmeiras, a partir das 20h55. Já no dia 9, o Programa Especial Terra da Padroeira volta a acontecer também na Tribuna Dom Aloísio, ao vivo, às 9h15. A atração contará com a presença dos devotos que visitam o Santuário Nacional.
No dia 10, na parte da manhã, às 9h, o Passeio Ciclístico complementa a experiência de fé vivida pelos peregrinos. Saindo do Pátio das Palmeiras em direção à Cidade do Romeiro, o percurso a ser feito pelo grupo de ciclistas passará pelo Caminho do Rosário e Porto Itaguaçu, local de encontro da imagem da Padroeira. Já à noite, a partir das 20h55, o Festival da Padroeira traz a apresentação do cantor Daniel e convidados.
No dia 11, às vésperas da Festa, às 20h30, devotos e religiosos do Santuário Nacional seguem na Procissão Memória em direção ao Porto Itaguaçu, pela Avenida Itaguaçu. O cortejo luminoso resgata a história de Nossa Senhora Aparecida, fazendo memória do local onde foi encontrada sua imagem em 1717. Após a procissão, têm início a Vigília Mariana na Basílica. Durante a madrugada, das 23h até as 4h30, fiéis se revezam em preces e adoração ao Santíssimo Sacramento.
O dia 12, dia da solenidade de Nossa Senhora Aparecida, começará com a Procissão Solene, saindo da Basílica Histórica em direção ao Santuário Nacional, percorrerá ruas do Centro de Aparecida. A atividade será realizada após a oração do Ângelus (oração de saudação e rogo a Virgem Maria) às 18h.
Fonte: Canção Nova