Presidente do Regional Norte 1 da CNBB alerta para a grave seca que atinge o Amazonas, considerada a pior dos últimos tempos.
A seca que atinge o Amazonas já é considerada uma das maiores dos últimos tempos. A estiagem no norte do País acontece todos os anos entre os meses de maio e setembro, porém em 2023, agravada pelo El Niño ela tem se prolongado, atingindo uma área ainda maior.
Dos 62 municípios do Estado do Amazonas só dois estão em situação normal, com 42 em estado de emergência e 18 em alerta. A grande mortalidade de peixes coloca em risco a cadeia alimentar nas comunidades ribeirinhas, a dificuldade para o transporte fluvial tem causado o desabastecimento de alimentos e fábricas do polo industrial de Manaus. Além disso, a falta de água potável se tornou comum na região.
Diante desta realidade, o arcebispo de Manaus, cardeal Leonardo Steiner, presidente do Regional Norte1 da CNBB, se pronunciou, afirmando que “a seca que estamos vivendo na Amazônia é dramática, os rios diminuíram, os igarapés secaram, as comunidades estão isoladas, a fumaça tomou conta de várias regiões de nossa Amazônia”.
O cardeal, que participa do Sínodo que acontece nestes dias no Vaticano, gravou uma mensagem falando da grave situação no Amazonas e fez um apelo à solidariedade: “Unamo-nos e nos ajudemos”.
Dom Steiner convidou todos a ajudarem a campanha “SOS Amazônia. Defenda a vida, apoie agora!”. Essa iniciativa tem o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Rede Eclesial Pan-amazônica (REPAM-Brasil) e da Cáritas. O apelo do arcebispo é para que essa ajuda possa “diminuir a angústia, diminuir a dor, e neste momento de dor nos sentirmos mais fraternos, mais solidários”.
Finalmente, ele faz um pedido: “vamos no futuro cada vez mais cuidar da nossa Casa comum, a nossa Casa comum que está sendo destruída”.
Os que quiserem ajudar a Campanha, podem utilizar os seguintes meios:
CÁRITAS BRASILEIRA
PIX CNPJ: 33.654.419/0001-16
Banco do Brasil
Agência: 0452-9
Conta Corrente: 52.755-6
Caixa Econômica Federal
Agência: 1041 / Op. 003
Conta Corrente: 3573-5
Fonte: Canção Nova