Coleta Nacional da Solidariedade é gesto concreto da Campanha da Fraternidade, realizado anualmente no Domingo de Ramos.
O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella Amado, agradeceu aos fiéis que fizeram sua doação para a Coleta Nacional da Solidariedade. O gesto concreto da Campanha da Fraternidade foi realizado em todas as igrejas católicas no Brasil durante a celebração do Domingo de Ramos.
Em vídeo divulgado pela CNBB, Dom Joel rogou a Deus que ilumine a Igreja a discernir o que for melhor esse ano para o enfrentamento do flagelo da fome, e desejou a todos uma boa Semana Santa.
“Um abençoado Tríduo Pascal, e que, no domingo que vem, o Cristo ressuscitado brilhe em nossos corações, na Igreja no Brasil e em todo o Brasil”, disse.
Os recursos arrecadados nas ofertas nas missas compõem, na sequência, dois fundos de solidariedade: o diocesano e o nacional. A maior parte, 60%, fica na própria diocese em vista de sua aplicação nas ações e projetos sociais diocesanos. E a outra parte, 40%, é destinada ao Fundo Nacional de Solidariedade, aplicada em ações e projetos sociais, nos âmbitos nacional, regional e local.
“Esses recursos são administrados por um Conselho Gestor, passam por uma auditoria e seguem, rigorosamente o edital que estabelece os parâmetros para a aceitação de cada projeto que chega. E chegam projetos do Brasil todo”, conta Dom Joel.
Onde o dinheiro é investido
A aplicação do recurso leva em consideração o tema da Campanha da Fraternidade do corrente ano, em 2023, “Fraternidade e fome”. O edital deste ano irá estabelecer o atendimento a projetos em três eixos: auxílio a situações de insegurança alimentar e vulnerabilidade social; geração de emprego e renda – projetos produtivos; e formação para a ação sociotransformadora.
A Coleta da Solidariedade ainda pode ser feita. Confira abaixo os dados para doação:
Banco Bradesco
Agência: 0484-7
Conta corrente: 4188-2 (CNBB)
CNPJ: 33.685.686/0001-50
O comprovante do depósito precisa ser enviado por e-mail: financeiro@cnbb.org.br
Fonte: Canção Nova