Em carta, Cardeal Mário Grech frisou a importância dos católicos participarem do evento em espírito de oração: “Sem oração não haverá Sínodo”.
O secretário-geral do Sínodo, Cardeal Mário Grech, enviou uma carta aos bispos de todo o mundo diante da proximidade do início da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Ela será aberta no Vaticano, em 4 de outubro.
A carta que tem como título “Sem oração não haverá Sínodo”, é um convite a todos os fiéis para que participem em espírito de oração do início do evento. Dom Mário recorda que a Assembleia Sinodal é, acima de tudo, “um evento espiritual, de oração e de escuta do Espírito Santo – o verdadeiro protagonista do evento”.
Para facilitar a participação e solicitar o apoio orante das comunidades locais aos membros da assembleia, a Secretaria Geral do Sínodo preparou uma “Bênção Solene” a ser recitada, em particular, no final das missas dominicais, juntamente com orações de intercessão.
Respeitando a riqueza da tradição litúrgica das Igrejas Orientais Católicas sui iuris, a carta também foi enviada aos líderes dessas Igrejas com um pedido para realizar uma bênção e intercessões semelhantes nas Divinas Liturgias.
Iniciativas
O apelo do purpurado faz parte de uma série de iniciativas destinadas a recordar o caráter eminentemente espiritual da assembleia sinodal e a promover a participação de todo o povo de Deus por meio da oração. Dentro destas ações está a criação, em 2021, de um site (www.prayforthesynod.va) em colaboração com a Rede Mundial de Oração do Papa e a União Internacional de Superioras Gerais (UISG), que propõe um tempo de oração específico para o Sínodo toda primeira segunda-feira do mês.
Entre os eventos incentivados pela Igreja está também a Vigília Ecumênica de Oração (www.together2023.net), prevista para acontecer no dia 30 de setembro – na véspera do Sínodo. O evento será transmitido ao vivo a partir das 16h30 (horário de Roma). Um retiro espiritual para os membros da assembleia será realizado antes da abertura do Sínodo (de 1 a 3 de outubro).
Fonte: Canção Nova