Nos dias 12 a 16 de agosto, o Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia realizou a “Semana da Família” com o tema: E a família como vai? Agosto é o mês dedicado as vocações, sendo assim, a Igreja é chamada a realizar uma semana dedicada a vocação familiar. Desde 1994 é celebrada uma semana dedicada as famílias do mundo todo com pregações, convivências e principalmente gestos práticos como a visita a familiares e o acolhimento de famílias incompletas.
Na segunda feira o padre Alexandre Matias, iniciou a semana com o sinal da cruz, a invocação do Espírito Santo e a oração de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Jandair e suas duas filhas Renata e Olívia, conhecidos na comunidade por diversos eventos e obras animaram a semana com muita música e louvor.
O primeiro dia teve a pregação de Alexandre e Cleusa, o casal falou do amor que Deus tem para com as famílias, por isso a necessidade de compreender de que existem famílias em todo o mundo pedindo socorro. Toda a família é chamada a ser missionária, ou seja, toda atitude de um casal reflete o sonho de Deus, a família. Por isso somos chamados a mostrar para Deus com sinceridade os problemas da nossa família, para que ele possa transformar e curar. Para isso é preciso sair da “moita” e ir até outras famílias para salva-las. Na terça-feira Odair e Rose falaram sobre a importância viver em família e da importância do perdão.
Na quarta-feira, padre Alberto Gambarini falou que quem quiser ter uma experiência verdadeira com Deus, é necessário entender que Deus quis que vivêssemos em família. Como está escrito na Sagrada escritura em Gênesis 2,18: “Não é bom o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar que lhe seja adequada”, também em Gênesis 2,24 “Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher”. Desde o início Deus criou o homem e a mulher para estarem em comunhão, mas o diabo veio para tentar essa união desde a época de adão para destruir a família como vemos em Gênesis 3,1: “É verdade que Deus vos proibiu comer o fruto de toda árvore da terra? ”. Fazendo Eva duvidar da palavra de Deus fazendo-a cair, em seguida Eva convence Adão que também peca, ou seja, a desobediência trouxe o pecado e destruiu a comunhão de Adão e Eva com Deus. O diabo começou a batalha com Deus destruindo a família, isso se confirma quando Caim mata seu irmão Abel.
Por isso devemos entender que é na família que Jesus cresce, isso faz o diabo odiar a família. Então para remediar o pecado de Adão e Eva, Deus envia Jesus através de uma família, ou seja, através da obediência de Maria e José. Lucas 1,38: “Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Nesse momento Maria destruiu a maldição de Eva. José quebra a maldição deixada por Adão quando faz a vontade de Deus em Mateus 1,24: “José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado”. Portanto, Deus escolheu uma mulher e um homem para indicar que o meio seguir o caminho da vitória é a palavra Deus. “O diabo quer um Cristianismo “light” ele não quer que mergulhemos na presença de Jesus Cristo ”, completa o sacerdote.
Na quinta-feira Tio Joel e sua esposa Zenaide retomaram a pergunta: “E a família como vai? ”, mostrando que a família é a menina dos olhos de Deus, ou seja, é o sonho de Deus para o mundo e que muitas vezes não damos mais a atenção que ela merece. Tio Joel enfatiza que os erros dos filhos são de responsabilidade dos pais e por isso ter filhos requer atenção. Para isso é preciso que os casais se reencontrem no matrimônio para que os filhos encontrem nos pais um exemplo de união, algo que muitas vezes não ocorre. O casal finaliza dizendo que ações concretas transformam a família, testemunhar em nossas vidas o amor de Deus. Na sexta-feira o Padre Alexandre Matias celebrou a Santa Missa que finalizou com chave de ouro a semana da família do Santuário.