Santo Padre recebeu na manhã desta segunda-feira, 6, a delegação da Conferência dos Rabinos Europeus, em seu discurso, Pontífice fez mais um apelo pela situação na Terra Santa.
A Terra Santa, assolada pelo ódio e pelo som das armas, mas também pela preocupação com os atos antissemitas, a importância do diálogo e a relação judaico-cristã, estiveram no centro do discurso que o Papa entregou à Conferência dos Rabinos Europeus. Ao receber a delegação, Francisco deu-lhes as boas-vindas e, afirmou: “acontece que não estou bem de saúde, e por isso prefiro não ler o discurso, mas entregá-lo a vocês e que vocês o façam”.
No discurso preparado para a ocasião, o Pontífice afirmou que o seu primeiro pensamento e sua primeira oração “são, acima de tudo, sobre o que aconteceu nas últimas semanas”. Novamente, recordou o Santo Padre, “a violência e a guerra explodiram na Terra que, abençoada pelo Altíssimo, parece estar sendo continuamente contrariada pela baixeza do ódio e pelo barulho mortal das armas”, e ressaltou: “é preocupante a disseminação de manifestações antissemitas, que eu condeno firmemente”.
Francisco sublinhou aos Rabinos que neste tempo de destruição, todos são chamados a construir a fraternidade e a abrir caminhos de reconciliação, em nome do Todo-Poderoso que, como disse outro profeta, tem “planos de paz e não de desgraça” (Jr 29:11). Não as armas, nem o terrorismo, nem a guerra, mas a compaixão, a justiça e o diálogo são os meios adequados para construir a paz, salientou.
Arte de dialogar
O ponto principal do texto do Papa, entregue aos Rabinos Europeus, foi sobre a importância do diálogo: “O ser humano, que tem uma natureza social e se encontra em contato com os outros, é realizado na rede de relações sociais. Nesse sentido, ele não só é capaz de dialogar, como também é o próprio diálogo. Suspenso entre o céu e a terra, somente em diálogo com o Além que o transcende e com o Outro que acompanha seus passos, ele pode compreender a si mesmo e amadurecer”.
O Santo Padre explicou que a palavra “diálogo” etimologicamente significa “por meio da palavra”. Ele recordou que a Palavra do Altíssimo é a lâmpada que ilumina os caminhos da vida (cf. Sl 119,105): ela orienta os passos de todos precisamente para a busca do próximo, para a acolhida, para a paciência; certamente não para a súbita corrida da vingança e a loucura do ódio bélico.
“Para nos tornarmos construtores da paz, somos chamados a ser construtores do diálogo. Não apenas com nossas próprias forças e habilidades, mas com a ajuda do Todo-Poderoso. Pois, “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os construtores” (Sl 127, 1). ”
Proximidade entre judeus e cristãos
Segundo o Santo Padre, o diálogo com o judaísmo é de particular importância para os cristãos, que têm raízes judaicas. “Jesus nasceu e viveu como judeu; Ele mesmo é o primeiro garantidor da herança judaica dentro do cristianismo e nós, que somos de Cristo, precisamos de vocês, queridos irmãos, precisamos do judaísmo para nos entendermos melhor”.
“Nossas tradições religiosas estão intimamente conectadas: elas não são dois credos não relacionados que se desenvolveram independentemente em espaços separados e sem influenciar um ao outro. O Papa João Paulo II, durante sua visita à Sinagoga de Roma, observou que a religião judaica não é extrínseca, ‘mas, de certa forma, é ‘intrínseca’ à nossa religião’. Ele os chamou de ‘nossos amados irmãos’, ‘nossos irmãos mais velhos’”, recordou o Pontífice.
O diálogo entre estas duas religiões, mais do que um diálogo inter-religioso, é um diálogo familiar, afirmou o Papa. “De fato, quando fui à Sinagoga de Roma, disse que ‘pertencemos a uma só família, a família de Deus, que nos acompanha e nos protege como seu povo’. ”
O discurso de Francisco foi concluído com a afirmação de que judeus e cristãos estão ligados uns aos outros diante do único Deus: “juntos, somos chamados a dar testemunho, com nosso diálogo, de sua palavra e, com nossa conduta, de sua paz”.
Fonte: Canção Nova