O Arcebispo de Montevidéu, Cardeal Daniel Sturla, fala sobre os preparativos da Igreja peregrina no Uruguai para a beatificação de seu primeiro bispo, Dom Jacinto Vera, no sábado, 6 de maio. A celebração eucarística será presidida pelo Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília.
Pai dos pobres, Dom Jacinto Vera, o primeiro bispo do Uruguai, foi a pessoa mais próxima e amada pelo povo dessa nação sul-americana, tanto nas cidades quanto no campo, na segunda metade do século XIX. É o que dizem os bispos uruguaios em um comunicado que convida à beatificação de Dom Jacinto, que será celebrada no sábado, 6 de maio, às 16 horas, na Tribuna Olímpica do Estádio Centenário, localizado na cidade de Montevidéu, capital do país. A celebração eucarística será presidida pelo Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília, que o Papa Francisco nomeou como seu delegado pontifício, ou seja, seu representante na cerimônia.
Desde que o Santo Padre aprovou o milagre que permite que Dom Vera seja elevado aos altares em 17 de dezembro de 2022, a Igreja uruguaia preparou uma série de atividades. Há um clima de grande alegria, com grande fervor entre todos os católicos para aprender mais sobre a figura de Dom Jacinto “que, para alguns, é bem conhecido e amado, para outros nem tanto”, disse o Cardeal Daniel Sturla, Arcebispo de Montevidéu, em declarações à mídia do Vaticano.
Entre as iniciativas organizadas, o cardeal destaca a publicação de livros, a circulação de uma revista em quadrinhos, um vídeo que conta a história de Vera, um subsídio com contribuições para momentos de oração e celebração do Departamento de Liturgia da Conferência Episcopal Uruguaia (CEU) e uma vigília na paróquia do Colégio Seminário de Montevidéu.
As paróquias também estão preparando várias propostas para a beatificação. Por exemplo, várias comunidades do interior do país estão se mobilizando para viajar à capital no sábado e viver um dia muito emotivo. Nesse sentido, a Arquidiocese de Montevidéu divulgou um vídeo com detalhes a serem levados em conta.
O CEU incentivou as pessoas a conhecerem mais sobre o Dom Vera, que eles definem como “afável, humilde, simples, caridoso e tolerante, estimado e amado por todos” e a participarem desse evento sem precedentes.
A partir de 6 de maio, a Igreja terá um novo beato, cuja intercessão poderá ser invocada. “Um homem do bem, da unidade e da paz”, de acordo com o Episcopado.
Para acessar a biografia oficial de Monsenhor Vera, acesse o site do Dicastério para as Causas dos Santos.
Aqueles que não puderem comparecer à beatificação terão a oportunidade de acompanhar a transmissão ao vivo pela Rádio Oriental 770 AM e pela ICMTV, a estação de rádio oficial e o canal da web da Arquidiocese de Montevidéu, respectivamente.
Fonte: Vatican News