O hospital Bambino Gesù é reconhecido como uma das melhores instituições pediátricas do mundo
O Papa Francisco fez uma visita surpresa a crianças ucranianas no hospital pediátrico Bambino Gesù, do Vaticano, neste último sábado, 19 de março. Trata-se de crianças que fugiram da guerra em seu país e que sofreram ferimentos.
Segundo Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, as crianças apresentam “patologias diversas”, nas áreas de “oncologia, neurológicas e de outros tipos”. O porta-voz vaticano informou que há 19 crianças ucranianas no hospital: uma parte tinha fugido ainda nos primeiros dias de guerra, e, mais recentemente, chegaram também à instituição crianças feridas gravemente nos ataques.
O hospital pediátrico Bambino Gesù é gerido pelo Vaticano e é reconhecido mundialmente como uma das melhores instituições médicas do mundo para crianças.
Em sua visita, Francisco fez questão de visitar todas as crianças ucranianas internadas, conforme a nota divulgada por Matteo Bruni.
Na mesma manhã de sábado em que fez a visita surpresa ao hospital do Vaticano, o Papa recebeu em audiência dois corais infantis e aproveitou para reforçar o pedido de orações pelas crianças feridas na guerra da Ucrânia: “Orem por eles. Eu gostaria de dedicar este encontro às crianças e jovens da Ucrânia, está bem?”.
Não foi a primeira menção de Francisco aos menores vitimados pela insensatez desta guerra movida pelo regime de Vladimir Putin contra o território ucraniano. Na quarta-feira, 16, o Papa recebeu uma delegação de estudantes italianos e destacou o sofrimento das “muitas crianças e jovens” com a guerra naquele país:
“Peço que vocês reflitam: pensemos em tantas crianças, meninos e meninas, que estão na guerra, que sofrem hoje na Ucrânia. Eles são como nós, como você. Seis, sete, dez, 14 anos. E você tem um futuro pela frente, uma segurança social de crescer em uma sociedade pacífica. Mas esses pequeninos, inclusive os que são bem pequeninos, precisam fugir das bombas. Eles estão sofrendo muito, com esse frio que está aí… Vamos refletir”.
Francisco acrescentou então uma prece:
“Senhor Jesus, peço-te pelos meninos, pelas meninas, pelos jovens que vivem sob as bombas, que veem esta guerra terrível, que estão sem comida, de têm de fugir saindo de casa. Senhor Jesus, olha para essas crianças, para esses jovens. Olha para eles, protege-os. Eles são vítimas do orgulho de nós, adultos. Senhor Jesus, abençoa essas crianças e protege-as”.
Fonte: Aleteia