“Quando um milhão de crianças rezarem o terço, o mundo vai mudar”
É nesta terça, dia 18 de outubro, às 19h pelo horário de Brasília, o Terço das Crianças organizado mundialmente pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN).
A fundação, que se dedica a prestar apoio aos cristãos em dificuldades no mundo inteiro, passou a apoiar desde 2008 esta iniciativa nascida em 2005 na Venezuela. Na ocasião, um grupo de crianças rezava o terço à beira da estrada que leva até um santuário em Caracas, recordando uma frase de São Pio de Pietrelcina:
“Quando um milhão de crianças rezarem o terço, o mundo vai mudar”.
A iniciativa local se tornou rapidamente internacional. Em 2008 começou a ser oficialmente apoiada pela ACN e, em 2011, a fundação pontifícia assumiu a sua organização, tornando a campanha global.
Além de rogar a Deus através de Nossa Senhora pela paz no mundo, o Terço das Crianças estimula os mais jovens a recorrerem a Deus sempre, mas com particular confiança filial nos momentos difíceis.
Presidente internacional da ACN, o cardeal Mauro Piacenza comentou sobre a iniciativa:
“Ao ver tantos crimes e guerras, perseguições, doenças e angústias pesando sobre o nosso mundo, os homens podem muito bem se perguntar: Deus está mesmo no controle? Sim, está! Deus estende suas mãos para nós, por meio de Maria. E, por meio da oração do terço, Nossa Senhora nos conduz, como a uma família grande e única, para os braços protetores e salvadores de Deus Pai”.
Assistente eclesiástico da ACN Brasil, o frei Rogério Lima complementa:
“Nós vamos rezar o terço com as crianças pedindo que a paz aconteça nos seus lares e no mundo todo, sobretudo onde vemos situações de guerra, sofrimento e miséria profunda. Vivendo também o sentido mais profundo do amor cristão, iremos rezar pela conversão de coração daqueles que muitas vezes são os causadores dessas mesmas guerras, sofrimentos e miséria”.
Como participar no Brasil
O frei Rogério rezará o terço com as crianças durante uma “live” às 19h do dia 18, via canais da ACN Brasil no Youtube e no Facebook.
A fundação também oferece material gratuito para paróquias, escolas e famílias que desejem se juntar à iniciativa, com instruções sobre o terço, meditações curtas para as crianças, um ato de consagração das crianças a Nossa Senhora, uma versão em quadrinhos da parábola do filho pródigo, desenhos para colorir e um passo-a-passo para fazer uma dezena do terço em macramê. O material pode ser obtido acessando aqui.
Fonte: Aleteia