Terço da JMJ Lisboa 2023 está disponível em três modelos diferentes
A Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 já tem terço oficial. Apresentado há poucas semanas do início de maio, mês de Maria, o terço da JMJ Lisboa 2023 está disponível em três modelos diferentes.
Segundo o Comitê Organizador do evento, a novidade vem desafiar os jovens a darem voz ao terço. Ele que é expressão da espiritualidade do povo português na sua devoção a Nossa Senhora.
A venda do terço ocorrerá a partir de 15 de abril. Até lá, é possível fazer pré-encomendas junto de cada Comitê Organizador Diocesano.
Momento de Oração
Um primeiro momento de oração está agendado para 1º de maio. Ele ocorrerá on-line, com a participação dos jovens das dioceses portuguesas.
O presidente da Fundação da JMJ Lisboa 2023 e bispo auxiliar de Lisboa, Dom Américo Aguiar, comentou a novidade.
“Em um país de tradição mariana como Portugal, o terço não poderia deixar de ser um dos elementos identificadores da JMJ, a par do logotipo e hino oficiais”, observou.
O bispo destacou também a mensagem do presidente de Portugal, que partilhou a intenção do Papa Francisco de visitar Fátima no contexto da JMJ.
O terço
Tendo como ponto de partida a identidade gráfica da Jornada, foram desenhadas duas versões especiais do terço. Uma em madeira e outra em plástico 100% reciclado.
Ambas as versões são constituídas pela cruz da JMJ Lisboa 2023 e pelo passador com o tema da JMJ (“Maria levantou-se a partiu apressadamente” Lc 1, 39).
Nas cinco contas do Pai-Nosso está a referência “JMJ Lisboa 2023”, impressa nos idiomas oficiais (português, espanhol, inglês, francês e italiano). Há ainda uma versão standard, em madeira com a Cruz da JMJ.
Terço inclusivo, amigo do ambiente e made in Fátima
Os terços são montados manualmente em uma fábrica em Fátima (Portugal). A matéria-prima é amiga do ambiente (madeira e plástico 100% reciclado).
Na primeira edição do terço em plástico, foi reciclado material equivalente a cerca de 175.000 tampas de plástico.
As embalagens são também feitas de cartão reciclado e utilizam linguagem inclusiva – braile e pictogramas. Isso cumpre o propósito de fazer da JMJ um encontro de todos para todos.
O responsável pela criação do terço, Jorge Almeida, comentou que o objeto é uma das caraterísticas universais da Jornada Mundial da Juventude.
“Pretendemos, por isso, que a peça fosse de fácil uso, manuseamento, e de grande simplicidade. Destacamos também o forte propósito de inclusão e o da sustentabilidade”.
Convite à oração
Juntamente com o terço é disponibilizado, ainda, um folheto com os Mistérios do Rosário, convidando todos à oração.
Escritas à luz do tema da Jornada – “Maria levantou-se e partiu apressadamente” Lc 1, 39 –, as meditações apresentam-se como proposta de preparação espiritual.
Na introdução às meditações propostas, o Cardeal-Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, afirmou que a oração do terço é importante especialmente agora.
“Como Maria partiu de Nazaré para a Judeia, até à casa de Isabel, também nós partimos, da convocação do Papa Francisco até ao verão de 2023”, escreveu.
Com Maria, os católicos são convidados a levar Jesus para muitos, de acordo com o cardeal. “Isto mesmo nos convence que só com Jesus e Maria atingiremos o objetivo da JMJ.”
Mistérios
Além dos mistérios do Rosário apresentados no folheto, será também disponibilizada on-line uma proposta especialmente dedicada à JMJ intitulada “Mistérios JMJ”.
A proposta desafia os jovens a aceitar o convite para acordar, acolher Jesus na sua vida, caminhar com Ele, seguir os Seus passos e a Sua entrega, mostrando a todos a alegria de crer e de viver.
No mês de maio, estará disponível, no site, a versão áudio e em língua gestual portuguesa das meditações propostas para o terço JMJ.
Fonte: Canção Nova