O trabalho de retirada dos andaimes começou com equipes menores e vai continuar nos próximos meses; obras de restauração ainda devem levar alguns anos
Os esforços para restaurar a histórica Catedral de Notre Dame da França devem ser retomados após meses de trabalho interrompido por causa da pandemia do novo coronavírus. A obra reparará os danos causados pelo incêndio que atingiu o telhado da icônica igreja em 15 de abril de 2019.
Embora o trágico incêndio tenha ocorrido há mais de um ano, os trabalhadores ainda precisam limpar toneladas de detritos antes que possam realmente iniciar o processo de reconstrução. Uma matéria da Associated Press explica que o trabalho será reiniciado esta semana com duas equipes de cinco trabalhadores. Essas equipes menores e mais conscientes do Covid-19 serão responsáveis por cortar os andaimes de metal – deformados e fundidos pelo calor – que não fazem parte da estrutura, mas foram montados antes do incêndio para ajudar na reforma. Depois que o andaime for removido, a equipe poderá determinar a extensão do dano à estabilidade estrutural de Notre Dame.
Para conseguir isso, os trabalhadores se suspendem das cordas e balançam de barra em barra para separar os andaimes. As peças serão colocadas no chão com a ajuda de guindastes. Estima-se que haja mais de 200 toneladas de andaimes metálicos a serem removidos, um processo que deve levar a maior parte do verão europeu para ser concluído.
A agência Reuters destaca que, para proteger os trabalhadores de quaisquer acidentes que possam ocorrer ao balançar a mais de 20 metros de altura, redes de segurança foram instaladas abaixo do andaime. A agência de notícias conversou com Christophe-Charles Rousselot, da Fundação Notre-Dame, que disse: “É o último check-up antes da cirurgia de coração aberto. Os trabalhadores da corda vão balançar de tubo em tubo para cortar os andaimes. É uma operação extremamente complicada e muito delicada, preparada há meses”.
Deve-se lembrar que a restauração da Catedral de Notre Dame ainda deve levar alguns anos.
Fonte: Aleteia