A jornalista portuguesa Aura Miguel, autora do livro, afirma ser este um manual para consultar cada uma das Jornadas Mundiais da Juventude. Uma obra com prefácio do Papa Francisco.
Desde 1989 que Aura Miguel acompanha as Jornadas Mundiais da Juventude. A jornalista portuguesa lançou agora um livro que percorre 30 anos das Jornadas.
Em entrevista ao jornalista Paulo Rocha, no programa Ecclesia da RTP2, a vaticanista afirmou que o Papa Francisco e os jovens vão ser os grandes protagonistas da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa. Recordou que é o Papa quem convida os jovens para o encontro e salientou que Francisco quer muito estar presente.
O livro de Aura Miguel tem prefácio do Papa que escreve ter gostado muito “da narrativa”, sublinhando ter a vantagem de contar “experiências” nas quais a autora participou “pessoalmente”.
No seu texto, o Santo Padre recorda que as JMJ são um “antídoto” contra a “anestesia que leva a preferir o sofá”. O Papa diz mesmo que a JMJ é um antídoto “contra o desinteresse” permitindo a “abertura à realidade” levando os jovens a não ficarem remetidos aos ecrãs dos telemóveis ou dos computadores.
A jornalista da Rádio Renascença referiu-se a estas palavras escritas por Francisco no prefácio, sublinhando que o Papa faz uma proposta exigente aos jovens: “desinstalem-se, não fiquem no sofá”.
A propósito da sua obra, Aura Miguel, referiu ser esta “uma espécie de manual onde cada pessoa pode consultar cada Jornada por si própria e vai ler o que achar de mais interessante”.
Cada capítulo tem três partes: uma cronologia que contextualiza historicamente, as reportagens de Aura Miguel e passagens mais importantes das mensagens do Papa em cada uma das JMJ.
Este trabalho nasceu de um diálogo com o Papa Francisco, a caminho da JMJ do Rio de Janeiro. Nessas breves palavras, Aura Miguel referiu que não tinha falhado uma única JMJ, com exceção da de Buenos Aires em 1987. Ao que o Santo Padre respondeu, com o seu habitual humor, assinalando que esse encontro na Argentina tinha sido a única Jornada na qual ele tinha participado. Este livro nasce com a inspiração de Francisco.
“Um longo caminho até Lisboa” é um livro que ajuda a preparar a JMJ de Lisboa que decorre na capital portuguesa de 1 a 6 de agosto.
Fonte: Vatican News