As iniciativas culturais do Dicastério para a Evangelização em preparação para o Ano Santo de 2025 continuam. A terceira exposição programada é uma exposição internacional de 120 obras de vários artesãos que retratam a cena da Natividade provenientes do mundo inteiro
O Dicastério para a Evangelização continua suas iniciativas culturais com a exposição “Jubileu é cultura” em preparação ao próximo Jubileu de 2025. A terceira exposição programada é a exposição internacional “100 Presépios no Vaticano”, que reúne as obras de numerosos artesãos que retratam a cena da Natividade, nas diferentes representações que a imaginação dos artistas presepistas expressa e realiza em cada artigo.
Os 800 anos do Presépio de Greccio
A inauguração da Exposição será realizada às 16 horas da sexta-feira, 8 de dezembro de 2023, sob o braço esquerdo da Colunata de Bernini, na Praça São Pedro, na presença de dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, e do embaixador da Itália junto à Santa Sé, Francesco Di Nitto. A edição pretende celebrar os 800 anos do Presépio de Greccio, a primeira representação da Natividade, que São Francisco criou na cidade a poucos quilômetros de Rieti, região italiana do Lácio, no Natal de 1223. Para celebrar o aniversário, o padre Massimo Fusarelli, ministro geral da Ordem dos Frades Menores, e o prefeito de Greccio, Emiliano Fabi, também estarão presentes na inauguração.
A cerimônia de abertura será acompanhada pelo Coro das crianças do Instituto compreensivo ‘A. Malfatti’ do Município de Greccio e pela Banda musical do Corpo da Gendarmaria Vaticana. A exposição, que será aberta oficialmente com a inauguração, será visitável até domingo, 7 de janeiro de 2024, todos os dias das 10h às 19h30, sob a Colunata. A entrada é livre e gratuita, e será permitida até 15 minutos antes do horário de fechamento. Em 25 e 31 de dezembro de 2023, o horário de fechamento será antecipado para as 17h.
120 presépios do mundo inteiro
Mais de 120 presépios de 22 países do mundo inteiro estarão expostos nessa mostra: Itália, Croácia, Espanha, San Marino, Ucrânia, Irlanda, Eslovênia, Hungria, Polônia, Estônia, Alemanha, Eslováquia, República Tcheca, Áustria, Rússia, Estados Unidos, Colômbia, Taiwan, Venezuela, Filipinas, Guatemala e Paraguai. Os visitantes – informa uma nota – poderão admirar obras originais de todos os tipos: um presépio totalmente mecanizado, um esculpido em madeira na forma de uma típica máquina de café, outros costurados em tecido, além de peças de coleções famosas, como o Presépio da Catedral de Turim, o Presépio do Museu da família Ulma, da Polônia, e o presépio da RAI Vaticano (RAI – canal de rádio e televisão italiano, ndr). Várias organizações e associações também participarão com suas obras, incluindo a Associação Nacional Amigos dos Presépios, a Associação Cidade dos Presépios e o Clube de Bordados de Pistoia, região italiana da Toscana. Dois presépios criados nas prisões de Verbania, norte da Península, também estarão em exibição. Muitas escolas aderiram à iniciativa, incluindo várias do Lácio e uma da Estônia, a escola Sociedade São Miguel em Tallinn.
Fonte: Vatican News