Por Pe. Luigi Epicoco
Confiar em Deus quando tudo está bem é apenas fingimento. Confiar em Deus quando humanamente tudo dá errado nos faz perceber a que nível nossa fé realmente está
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Deitar-vos-ão as mãos e hão de perseguir-vos, entregando-vos às sinagogas e às prisões, conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome.
Lc 21, 12
Esquecemos muitas vezes que são precisamente os momentos de dificuldade que a vida nos oferece que são o melhor lugar para dar testemunho. Uma pessoa é, fundamentalmente, a forma como experimenta uma dificuldade.
Pois é precisamente quando tudo vem contra você que você pode entender se cresceu ou não interiormente. Confiar em Deus quando tudo está bem é apenas fingimento. Confiar em Deus quando humanamente tudo dá errado nos faz perceber a que nível nossa fé realmente está.
E muitas vezes as piores dificuldades não consistem em situações externamente difíceis, mas em uma solidão relacional que Jesus descreve assim:
Sereis entregues até pelos vossos pais, irmãos, parentes e amigos. Causarão a morte a alguns de vós.
A maior prova na vida é quando nos sentimos sozinhos e sem o apoio de relações fundamentais. Nessa solidão, pode-se consumir o maior desespero ou fazer a maior profissão de fé em um Deus que nunca, jamais o deixará sozinho, mesmo quando você sentir que está.
São momentos em que Jesus sussurra misteriosamente ao nosso ouvido:
mas nenhum cabelo da vossa cabeça se perderá
Nem sempre a ouvimos, mas ter fé significa lembrar que é assim, mesmo que não a sintamos imediatamente.
Evangelho segundo São Lucas 21,12-19
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Deitar-vos-ão as mãos e hão de perseguir-vos, entregando-vos às sinagogas e às prisões, conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome.
Assim tereis ocasião de dar testemunho.
Tende presente em vossos corações que não deveis preparar a vossa defesa.
Eu vos darei língua e sabedoria a que nenhum dos vossos adversários poderá resistir ou contradizer.
Sereis entregues até pelos vossos pais, irmãos, parentes e amigos. Causarão a morte a alguns de vós e todos vos odiarão por causa do meu nome; mas nenhum cabelo da vossa cabeça se perderá.
Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas».
Fonte: Aleteia