Ser voluntário da JMJ é uma missão e uma oportunidade de vivenciar a fé num ambiente multicultural.
Um evento do tamanho da Jornada Mundial da Juventude não é feito sem a ajuda primordial dos voluntários. E, para garantir a boa organização do encontro, a JMJ de Lisboa anunciou que vai precisar de cerca de 30 mil voluntários. Gente que vai atuar gratuitamente em várias frentes, como a preparação dos espaços de eventos, divulgação, acolhida dos peregrinos, alimentação e o apoio à liturgia e ao transporte coletivo, por exemplo.
Até agora, aproximadamente 20 mil pessoas de várias partes do mundo se inscreveram como voluntários da JMJ. O brasileiro Emerson Fernando de Lemos Escola, de 39 anos, foi um deles.
O chamado para ser voluntário
Emerson conta que participou como peregrino da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, em 2013. De lá para cá, a vida dele como católico mudou muito. Hoje, o policial militar é casado, tem uma filha de 12 anos e é Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão em uma paróquia de São José do Rio Preto, SP.
Quando começou a ler as notícias da JMJ de Lisboa, ele sentiu o chamado de Jesus para ser voluntário. “Eu senti que Jesus me chamava para ir até Lisboa para trabalhar em prol das pessoas que desejam ter esse encontro com a juventude, com a Igreja, com o Papa e com Jesus Cristo. Então, depois que o Papa se inscreveu como peregrino, eu me inscrevi como voluntário”.
Emerson fez a inscrição como voluntário em outubro do ano passado. Depois de quatro meses, veio a resposta positiva da organização. A partir daí, ele começou a fazer os cursos preparatórios on-line. Agora, está na expectativa para a conclusão do treinamento e o momento em que começará, de fato, a doar o seu tempo e o seu trabalho para uma grande causa. “Quanto mais se aproxima a chegada da JMJ, mais ansioso a gente fica. E a gente pede bastante oração para o pessoal, para que tudo dê certo, pois é um evento muito grande. É um momento importante para que a Igreja continue caminhando nos passos de Jesus Cristo”, afirma o voluntário.
Como ser um voluntário da JMJ
A segunda fase das inscrições para quem quer ser um voluntário da JMJ de Lisboa se encerram no dia 20 de maio. A prioridade é para os interessados que têm disponibilidade para trabalhar entre 23 de julho e 7 de agosto de 2023. Porém, também poderão se inscrever voluntários centrais com menor disponibilidade.
Para ser voluntário é necessário ter entre 18 e 60 anos de idade até a data de 23 de julho de 2023. Entretanto, a organização poderá aceitar voluntários com idade entre 15 e 18 anos, desde que acompanhados por adultos. A vontade de servir ao próximo e à Igreja é o requisito fundamental para quem quer trabalhar no encontro mundial.
A inscrição e o pagamento da taxa devem ser feitos através do site oficial da JMJ.
Fonte: Aleteia